sábado, 5 de maio de 2012

ENCONTRADO NO LOTEAMENTO ANTÔNIO BURGOS MAIS ALGUMAS EXEMPLARES DO BARBEIRO, INSETO CAUSADOR DA DOENÇA DE CHAGAS

Postado  sábado, 5 de maio de 2012  |  Ler Matéria»



Exemplar do barbeiro, é encontrado em residência no Loteamento Antonio Burgus, em Santa ruz do Capibaribe. O transmissor e hospedeiro da Doença de Chagas ( triatomas infestans - barbeiro ) já foi encontrado diversos exemplares deste pércevejo no Loteamento Antonio Burgus, pedido de alerta daquela população a Dr. Izalta, para enviar uma Equipe da Sec de Saúde, aquele local para uma investigação e captura do inseto, para exames de laboratório, para detectar, se os barbeiros ali encontrados são portadores do tripanosama cruzis, causador da doença de Chagas. As moradias são de alvenaria e rebocadas com pintura na sua maioria.
Evitando assim um possivel surto epidemiológico



A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, (da família dos Reduvídeos (Reduviidae), pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus. Trypanosoma cruzi é um membro do mesmo gênero do agente infeccioso africano da doença do sono e da mesma ordem que o agente infeccioso da leishmaniose, mas as suas manifestações clínicas, distribuição geográfica, ciclo de vida e de insetos vetores são bastante diferentes.


Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. Nos primeiros anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente lentos, pouco mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até cinquenta anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como insuficiência cardíaca e desordens do sistema digestivo. Se não tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para esta doença são pouco satisfatórios. O medicamento tem efeitos colaterais significativos e são, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crônica da doença. Pacientes em estado grave são muitas vezes encaminhados ao transplante cardíaco, porém não há cura para a doença.


Basicamente, a prevenção se dá pela eliminação do vetor, o barbeiro, por meio de medidas que tornem menos propício o convívio deste próximo aos humanos, como a construção de melhores habitações, pois este inseto vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos e sob pedras.

Blog do Rui Medeiros.

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .