terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Postado  terça-feira, 5 de junho de 2012  |  Ler Matéria»


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas, a exemplo do que acontecerá na Rio+20 neste mês.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; desertificação; diminuição da biodiversidade; aquecimento global; mudanças climáticas; extinção de animais, dentre outros.
Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Cientistas, pesquisadores, acadêmicos e membros de organizações governamentais e não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem àconservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a ideia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.
        Em paralelo às ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta; e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos; proteger os mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a praticar medidas  que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.
Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis; os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.
É necessário planejar cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a preservação e a conservação do meio ambiente.
O mais importante é educar, quando mais cedo melhor, e fazer com que as pessoas entendam que tudo o que fizerem, gera um impacto no meio ambiente. E que só com ações que visem à sustentabilidade dos recursos naturais podemos garantir uma vida melhor e mais satisfatória.
A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa está fazendo sua parte neste processo sustentável, levando para a sociedade temas que são discutidos de forma participativa com várias instituições governamentais e da sociedade civil, a fim de construirmos políticas públicas que promovam o desenvolvimento social e econômico sem degradar o meio ambiente.
Durante nossa presidência realizamos nove audiências públicas, três neste ano de 2012, com data marcada para mais duas nos dia 13 e 27 de junho, além de participarmos em eventos promovidos por outras instituições como: Consema, Sinduscon, Ministério de Meio Ambiente, Secretária Estadual das Cidades, Secretária Estadual de Meio Ambiente, UFPE, UFRPE, entre outras.
Estamos atentos e abertos para realizarmos outros momentos de discussões democráticas, contando com o apoio e colaboração de todos, como representantes da sociedade pernambucana, mas principalmente como cidadãos do mundo, em busca de um mundo mais sustentável, justo e digno para todos nós, e para as gerações futuras.
Obrigado!             
Dep. José Humberto Cavalcanti

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .