quinta-feira, 2 de maio de 2013

VOCÊ SABIA?

Postado  quinta-feira, 2 de maio de 2013  |  Ler Matéria»


Divulgada data da eleição de Brejo da Madre de Deus


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou nesta terça-feira (30) o calendário eleitoral para a cidade de Brejo da Madre de Deus, Agreste do estado. A nova eleição municipal está marcada para o dia 7 de julho. A decisão visa solucionar o problema gerado com a cassação do agora ex-prefeito do município José Edson de Souza (PTB), conhecido como Doutor Edson e de sua vice Clarisse Teixeira (PP). 

O antigo gestor foi cassado porque o TRE-PE acatou a denúncia da juíza da 54ª Zona Eleitoral, Maria Adelaide Abreu, que acusou Edson de Souza de abuso da máquina pública por ter utilizado dois ônibus da prefeitura para transportar pessoas na festa junina “São Pedro de São Pedro”, em 2011.

Segundo o TRE-PE, também foram apresentadas filmagens comprovando o uso da logomarca da Prefeitura da Madre de Deus em estandes da festa, que é realizada há mais de 17 anos no município.
 


Brejo da Madre de Deus, é a terceira cidade do Estado de Pernambuco, a ter nova eleição após a diplomação e posse dos prefeitos das 185 cidades de Pernambuco, em janeiro deste ano. As outras duas cidades são Primavera na zona da mata sul e Santa Maria da Boa Vista no sertão, decisão do TRE PE
Verdejante, Água Preta e Dormente aguardam decisão do TRE

Brejo da Madre de Deus

Bandeira
Brasão
Mapa de Pernambuco - Brejo da Madre de Deus


Centro do Brejo da Madre de Deus

Fundação

Distância até a capital
202 2 km

Características geográficas
762,088 km² 2
45 723 hab. IBGE/20113
60 hab./km²
627 m

Brejo da Madre de Deus é um município brasileiro do estado de Pernambuco. A área total do município do Brejo da Madre de Deus é de 782,69 km². O município tem como seus principais distritos São Domingos(Distrito que já possui um número de habitantes maior do que a própria sede do município segundo o IBGE) e Fazenda Nova(Distrito onde todos os anos são recebidas milhares de pessoas para o teatro de Nova Jerusalém, onde se realiza anualmente uma popular encenação da Paixão de Cristo) e ainda pelos povoados de Tambor de Cima, Tambor de Baixo, Caldeirões, Fazenda Velha, Cavalo Ruço, Cacimba de Pedra e Estrago.

História
O território pertencia à sesmaria de 21 léguas, concedida a Manoel da Fonseca Rego pelo governador da capitania de Pernambuco, Marquês de Montebelo.
O povoamento do Brejo da Madre de Deus tem suas origens em 1710 quando o português André Cordeiro dos Santos estabeleceu-se na localidade que chamou de tabocas construindo ali um engenho de açúcar.
O nome Brejo provém de sua situação em um vale formado pelas serras da Prata, do Estrago e do Amaro; e Madre de Deus foi a invocação sob a qual os padres da Congregação de São Felipe Neri fundaram um hospital em 1751, à margem do riacho que tomou o mesmo nome. Nesse local os padres estabeleceram atividades religiosas e daí começou o desenvolvimento da atual cidade. Alguns anos depois, (1759/1760) os oratorianos doaram meia légua de terra para o patrimônio da diocesee, logo em seguida, construíram uma capela sob a invocação de São José, constituída em freguesia pela provisão de 3 de agosto de 1799, desmembrada da freguesia da LUZ.
A povoação do Brejo da Madre de Deus, foi elevada à categoria de vila em 20 de maio de 1833, constituindo-se em sede do município de igual nome, desmembrado do município de Flores. Teve o predicamento de cidade - cronologicamente a 11ª em Pernambuco - em virtude da Lei Provincial nº 1.327, de 4 de fevereiro de 1879. Pela lei Estadual nº 52, de 20 de junho de 1928, Brejo da Madre de Deus foi constituído em município autônomo, sendo seu primeiro prefeito o Barão de Buíque, Francisco Alves Cavalcanti Camboim. Com a criação de novos municípios pela Lei Estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, o município de Brejo da Madre de Deus perdeu os distritos de Belo Jardim, Serra dos Ventos e Aldeia Velha (atual Xucuru), que passaram a construir um novo município Belo Jardim, voltando a cidade do Brejo da Madre de Deus ser sede municipal, condição que havia perdido para Belo Jardim desde 1924.
No Sitio arqueológico da Furna do Estrago, em Brejo da Madre de Deus.foi descoberta uma importante necrópole pré-histórica, com 125 metros quadrados de área coberta, de onde foram resgatados 83 esqueletos humanos em bom estado de conservação alem de varias pinturas rupestres; estes vestígios aguardaram a desenvolver pesquisas sobre rituais fúnebres,a alimentação e a religiosidade de grupos de caçadores e coletores que viviam na região.
Próximo à Igreja de São José (o padroeiro da cidade), havia, segundo as histórias contadas pelos nativos, um poço no qual era possível ouvir cantos de uma sereia.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º08'45" sul e a uma longitude 36º22'16" oeste. A Cidade de Brejo da Madre de Deus está a cerca de 190 km da capital do estado de Pernambuco, Recife. Sua população estimada em 2009 era de 41.651 habitantes.
Limites
·         Norte: Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte
·         Sul: Belo Jardim, Tacaimbó e São Caetano
·         Oeste: Jataúba
·         Leste: Caruaru
Hidrografia
O município encontra-se na bacia do Rio Capibaribe. Os principais açudes da cidade são: Machado (1.228.340m 3 ) e Oitís (3.020.159m 3 ).
Clima
·         Tipo de clima: Semiárido
·         Precipitação pluviométrica: 928,1 mm
·         Temperatura média anual: 22,3°C
·         Meses chuvosos: abril a julho

Distritos e povoados
·         Distrito-sede
·         São Domingos
·         Fazenda Nova
·         Povoados: Tambor de Cima, Tambor de Baixo, Caldeirões, Fazenda Velha, Cavalo Ruço, Cacimba de Pedra e Estrago
Relevo
Está localizado no Planalto da Borborema, numa altitude média de 627 m. O município detém uma das serras mais altas de Pernambuco, a Serra do Ponto, onde a altitude pode chegar a 1.190 m.
Vegetação
A vegetação predominante é a caatinga hiperxerófila, apresenta também mata atlântica nas partes mas altas do município.
Turismo
Nova Jerusalém
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.png
Considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, Nova Jerusalém atrai mais de 3,5 milhões de turistas à cidade. No teatro é encenada "A paixão de Cristo". O teatro é cercado por enormes muralhas e com nove cenários.
Serra do Ponto
O fator geográfico também atrai turistas o ano todo à cidade. A Serra do Ponto tem uma das mais belas e altas vistas do estado de Pernambuco, onde a altitude chega a 1.190 m.

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .