quinta-feira, 19 de maio de 2016

PROGRAMA MAIS MÉDICOS AMEAÇADOS

Postado  quinta-feira, 19 de maio de 2016  |  Ler Matéria»

19.05.16

GOVERNO TEMER AMEAÇA PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Ministro da Saúde, Ricardo Barros, declarou que deve diminuir a participação dos cubanos e fazer uma revisão do projeto

Informações truncadas e incertezas. Essa é a nova atmosfera que paira sobre o Programa Mais Médicos, que completa três anos em 2016. Em xeque a continuidade da presença de profissionais cubanos que chegaram ao Brasil após um termo de cooperação com a Organização Pan Americana de Saúde (Opas). A participação desses estrangeiros é de 73% dos médicos em atuação hoje no programa. As novas polêmicas envolvem a presidenta licenciada, Dilma Rousseff, que dias antes do afastamento apresentou uma Medida Provisória que permite a prorrogação do programa por mais três anos, inclusive do pacto com a OPAS. Dias depois, o novo ministro da Saúde, Ricardo Barros, declarou que deve diminuir a participação dos cubanos na saúde nacional, ainda neste ano, e fazer uma revisão do projeto.

As novas interrogações sobre o futuro do Mais Médicos já têm deixado muitos usuários da atenção básica do SUS em alerta. Todos saem em defesa dos estrangeiros quando perguntados sobre a possível saída deles dos postos de saúde. “Isso é um absurdo. Ele é o único médico que chegou por aqui e que nos atende feito gente. Tem boa vontade. Agora querem tirar? Não pode”, reclamou a dona de casa Zenira Nunes, 42 anos, moradora da comunidade Chico Mendes, em Areias, no Recife. Josefa Maria dos Santos, 58, também moradora da área, defende a permanência dos cubanos. “Os médicos brasileiros que vieram para o nosso posto não faziam nada por nós. Se nosso médico for embora isso aqui vai virar um caos”, disse. 

Ambas descrevem a atuação do cubano Arnolis Hernandez, 42, como fundamental para a comunidade. O doutor é disputado por quem busca atendimento em um posto bem cheio. “Acho que minha vida vai continuar aqui”, avaliou o médico estrangeiro. Há três anos no País, já fez trabalhos conveniados na Venezuela, onde passou sete anos, e seis meses no Paquistão. No Recife, conheceu a esposa com quem se casou há um ano. Arnolis Hernandez pretende fazer a revalidação do diploma estrangeiro em outubro, forma que terá de permanecer atuando no Brasil como médico sem exigência do convênio com a Opas. 

A Capital aderiu ao Mais Médicos em 2013 e hoje conta com 19 cooperados cubanos, além de cinco intercambistas. A Prefeitura da Cidade preferiu não comentar por enquanto as declarações do Governo Federal sobre possíveis mudanças no projeto. Em Caruaru, a diretora da Atenção Básica do Município, Edilene de Castro, indicou que o momento é de apreensão. O município tem 19 cubanos conveniados. “O primeiro ciclo completa os três anos em agosto e, até agora, não sabemos o que vai acontecer.” 

Ela explicou que, em Caruaru, a faculdade de medicina foi recentemente criada e não está nem na metade do tempo para concluir a formação dos médicos locais.

 Médicos Cubanos na comunidade do Olho D' Água do Pucaro zona rural do Brejo da Madre de Deus

QUEM VAI PAGAR O PATO É A SOCIEDADE MENOS 

ASSISTIDA, COM ESTES DEPUTADOS E SENADORES 

EM SUA MAIORIA ENVOLVIDOS EM ESCANDALOS DE 

CORRUPÇÃO



Compartilhe esta postagem

3 comentários:

  1. porque esse governo não vai procurar melhorar coisas e mais coisas que estão erradas por ai começando por eles mesmo,esse programa dos mais médicos deu muito certo e agora ao inves de acabar com o que tá errado ficam procurando acabar o que estar dando certo,eu particularmente já fui atendida varias vezes por esses medicos cubanos e posso lhes dizer que pense em um atendimento otimo que eles fazem ,muito diferente desses médicos que tem por ai que mal olham pra sua cara,portanto os médicos cubanos estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O problema amigos não são os médicos cubanos... sei da necessidade de nossa população... mais o que estar acontecendo em nosso pais é o seguinte... OS MEDICOS CUBANOS... recebem 3000,00 e o governo anterior paga 10.000,00 a diferença 7.000,00 vai para o governo Cubano... e em epocas de eleições esses 7.000,00 volta como Caixa 2 para eleger PRESIDENTE, SENADORES E DEPUTADOS do PT... sei que a população estar bem assistida por eles... o problema é esse... poderia ser revisto esse acordo... agora o regime Cubano só faz acordos obscuros com VERMELHOS...

    ResponderExcluir
  3. Vc Vando já tá partindo pra politicagem com esse converçado de besteira os médicos cubanos deu muito certo, e o que dá certo não si mexe ao contrário, deveria aumentar...

    ResponderExcluir

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .