sexta-feira, 9 de setembro de 2016

DIREITO EM FOCO- POR QUANTO TEMPO GUARDAR OS COMPROVANTES DE PAGAMENTO?

Postado  sexta-feira, 9 de setembro de 2016  |  Ler Matéria»

Olá, leitores. 

Vamos dar início a uma série de matérias intituladas como: DIREITO EM FOCO!
As publicações tem caráter educativo e informativo, com o principal objetivo de manter os cidadãos cientes e atualizados acerca dos seus direitos e deveres.
Como cidadãos cumpridores da lei, devemos sustentar as leis e qualquer de suas representações, sem negligências, e devemos agir em concordância com seus ditames, sem que ninguém precise nos lembrar disso.
Para dar início, iremos abordar um assunto de interesse de todos:

POR QUANTO TEMPO DEVEMOS GUARDAR OS COMPROVANTES DE PAGAMENTO?

É um saco guardar todos aqueles papéis, não é mesmo? Porém, saiba que é um mal necessário mantê-los guardados e organizados. Para nos ajudar nesta difícil tarefa, vamos imaginar que cada papelzinho deste poderia ser um comprovante de bilhete da loteria.

Estes você não tem coragem de descartar, não é? Caso tenha, pode fazer isto na minha lixeira, kkkk. Deixando um pouco a brincadeira de lado, devemos lembrar que o papel pode até ser pequeno, mas sua importância em termos judiciais, não. Quem não guarda, é como quem não paga.
Será que é necessário armazenar todos os comprovantes por toda a vida? Não. Cada tipo de documento tem um tempo específico. Segue abaixo uma tabela com todos os prazos:



Para estimular a organização, leia esta história verídica: 

Dois homens jogam fora bilhete premiado de $1 milhão

Erick Onyago, do estado de Nova York (EUA), comprou 3 bilhetes da PowerBall, a maior loteria americana, em Março de 2013, e deu um deles a seu amigo, Salvatore Cambria. Este conferiu seu bilhete através do site da loteria, logo após o sorteio. Vendo que não havia acertado os números, jogou seu bilhete fora, como qualquer um de nós faria. Alguns dias depois, veio a surpresa: os números que ele viu online eram do ainda os do sorteio anterior, a loteria não havia atualizado o seu site no momento que Cambria conferiu sua aposta! Os números que ele havia jogado haviam sido sim premiados! Ele teria direito a 1 milhão de dólares (R$ 2,2 milhões de Reais!), mas seu bilhete já estava a caminho de um lixão no Canadá, quando ele se deu conta disso.
Cambria e Onyago contrataram um advogado e rastrearam o bilhete até o lixão, mas foi impossível encontrá-lo. Seus esforços foram em vão e os dois sortudos mais azarados da cidade terão que viver suas vidas com o gosto amargo de quase haver tido $1 milhão a mais em suas contas...
Fonte: http://www.mega-sena.org/noticias/os-maiores-fails-de-loterias 


Espero ter ajudado, até a próxima!


HEIDY MEDEIROS
ADVOGADA- OAB/MA 14.636 

Compartilhe esta postagem

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Dra. Ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Em todo lugar na minha casa tem comprovantes, agora vou pensar duas vezes antes de jogar fora

    ResponderExcluir
  3. Muito útil esse texto! Parabéns pela iniciativa Dra!

    ResponderExcluir
  4. Muito massa Rui e Dra Heidi, parabéns!

    ResponderExcluir

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .