quinta-feira, 31 de maio de 2012

ALERTA À SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Postado  quinta-feira, 31 de maio de 2012  |  Ler Matéria»






Triatoma infestans (conhecido no Brasil como chupança, bicho-barbeiro, bicho-de-frade, bicho-de-parede, bicudo, cascudo, chupão, chupa-chups, fincão, gaudério, percevejão, percevejo-do-sertão, percevejo-gaudério, procotó, rondão ou vunvum) são vários insetos hemípteros, reduviídeos, triatomíneos que atuam como vetores do protozoário Tripanossoma transmissor da doença de Chagas.

Os barbeiros são hematófagos, têm hábitos noturnos. No Brasil, são conhecidas acima de 65 espécies transmissoras da doença de Chagas.

Seu corpo é preto, redondo e achatado, mas se incha quando se alimenta do sangue de animais homeotermos, como os seres humanos. Costumam viver em habitações humanas, principalmente nas casas de pau-a-pique (feitas de barro e madeira).

Exemplares do barebeiro ( causador da doença de Chagas - hospedeiro do tripanozama cruzis) são encontrados em residências do loteamento Antonio Burgos, localizado no KM 7 da PE 160. Fica o alerta para o setor de endemias da Secretaria de Saúde do Municipio, na pessoa da Dra Izalta, Secretária de Saúde. A titulo de comprometimento por se tratar de Saúde Publica, estaremos remetendo através de email este alerta para A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. A titulo de exclarecimento tal fato é reincidente, a área está infestada deste hospedeiro. Fotos ( barbeiro e do Loteamento).

Blog do Rui Medeiros.

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .