quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PAC 2 - INAUGURAÇÃO DA ADULTORA DO PAJEÚ

Postado  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013  |  Ler Matéria»

INAUGURAÇÃO DIA 18,02,13

A TUBULAÇÃO MARGEIA GERALMENTE AS RODOVIAS




Adutora do Pajeú (PE) já contempla 100 mil habitantes
08 de Janeiro de 2013
Em fase de testes, a Adutora do Pajeú, localizada no sertão de Pernambuco (PE), já contempla com água tratada cerca de 100 mil moradores do município de Serra Talhada. O empreendimento, que conta com o investimento de R$ 500 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), faz parte do conjunto de ações do governo federal para garantir maior oferta de água aos sertanejos.


Nessa segunda-feira (7), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esteve na adutora para acompanhar o andamento das obras. O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão vinculado ao Ministério da Integração, é responsável pela execução do projeto. 



De acordo com a coordenadora do DNOCS em PE, Rosana Silva, a expectativa é de que a água chegue também a Afogados da Ingazeira até junho deste ano. “Nesta fase inicial de funcionamento, a Adutora do Pajeú direciona a água para a estação de tratamento da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) - que a distribui para a população. Os testes são essenciais para garantir a eficiência do sistema de abastecimento e distribuição de água”, explicou. 



Dividida em duas etapas, a Adutora do Pajeú terá a vazão total de 830,7 litros por segundo e é uma obra voltada para o abastecimento humano. Após sua conclusão, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas. A Etapa I estará entre os municípios pernambucanos de Floresta e Afogados da Ingazeira. Já a Etapa II abrange o sertão pernambucano e segue para a Paraíba. 



Este sistema adutor terá cerca de 600 km e contemplará 32 localidades, entre eles, 20 municípios de Pernambuco (Floresta, Betânia, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Carnaíba, Quixaba, Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Ingazeira, Solidão, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho). 



Além destes, ainda três distritos (Canaã, em Triunfo; Tupanaci, em Mirandiba; e Riacho do Meio, em São José do Egito) - e o povoado de Nazaré do Pico, em Floresta. Todos eles inseridos na bacia do rio Pajeú. A Paraíba tem também outros oito municípios beneficiados pela Adutora do Pajeú (Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira e Cacimbas).


Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .