sexta-feira, 18 de abril de 2014

VOCÊ SABIA ?

Postado  sexta-feira, 18 de abril de 2014  |  Ler Matéria»


Peixe que se alimenta de larvas do mosquito da Dengue




Secretaria de Saúde de Caruaru incentiva a criação do Guppy.




Guppy.

De acordo com o supervisor do Programa de Controle da Dengue Lenilson Duarte,  GUPPY é um peixe forte. "Ele é resistente à água clorada e com baixa salinidade. Se reproduz facilmente, de forma que uma fêmea pode produzir até 100 filhotes por mês", explicou.
A criação do animal não requer muitos trabalhos, como Lenilson alerta, mas é preciso observar alguns hábitos. "Não alimentar os peixes porque, se alimentados, eles não vão predar as larvas. Quando for lavar, é preciso tirá-los do reservatório, colocá-los em um balde e só colocar de volta três dias depois", afirma. Ele também orienta para não deixar a água com o nível menor que 50% da capacidade por causa da concentração do cloro.
Paula Feliciano cria os peixes há cerca de dois anos em casa. "Colocamos aí e não apareceu mais nada. Eles foram comendo e as larvas acabando", explicou a dona de casa. Os peixes são distribuídos apenas para moradores de Caruaru. Quem desejar criar, deve comparecer à Avenida Vera Cruz, nº 698, no bairro de São Francisco, ou ligar para o número (81) 3701.1423, para que os técnicos entreguem os peixes em casa

Reprodução
Dentre os peixes ornamentais é o de mais fácil reprodução,Os guppys criam-se de uma forma fácil, basta colocar um trio (2 fêmeas e 1 macho) que logo o macho começará a cortejar as fêmeas e a fecundação ocorrerá. Após algumas semanas (2 ou 3) a fêmea irá ficar bem inchadinha, sendo mais fácil de perceber ao olhar-la por cima, e ela fica com uma manchinha escura no oviduto, quando perceber estes sinais coloque-a em uma "criadeira" para quando os alevinos nascerem tenham logo local para poderem nadar seguros (o melhor mesmo é ter o aquário com muitas plantas para os filhotes se esconderem, assim evita-se que sejam devorados pelos pais). Os alevinos podem ficar até 2 dias sem alimento, pois nascem com um saco vintelino. Os guppys são ovovivíparos ( Wikipédia ) .
Em Santa Cruz do Capibaribe este projeto possivelmente está sendo colocado em pratica, procure a  (Secretaria de Saúde ) combate ao mosquito da DENGUE

Fonte G1 PE
.

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .