quinta-feira, 26 de novembro de 2015

VOCÊ SABIA?

Postado  quinta-feira, 26 de novembro de 2015  |  Ler Matéria»

26.11.15











Com a iminência de o Lago da Barragem de Sobradinho entrar no volume morto na próxima semana, acendendo a luz vermelha para todo o sistema hidrelétrico da Chesf, a Agência Nacional de Águas (ANA) antecipou para esta quinta-feira (26.11.15) a reunião que só iria acontecer na próxima segunda-feira (30), para decidir pela redução ainda mais da vazão do lago. A barragem, que faz parte do Rio São Francisco, é responsável pela geração de 60% da energia hidrelétrica para todo o Nordeste.
Com a chegada do volume morto, que é quando o volume útil da água acumulado chega à cota zero, não como passar água pelas turbinas e toda a geração de energia a partir de Sobradinho será interrompida. Isso afeta não apenas o complexo hidrelétrico de Paulo Afonso-BA, onde estão seis hidrelétricas, mas também o complexo hidrelétrico de Xingó, a última e maior usina hidrelétrica do Rio São Francisco.

A reunião de hoje contará com a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Deverá ser anunciada a redução da vazão do lago, para garantir um volume mínimo de acúmulo de água na barragem. A Chesf estima que esta seja a maior seca dos últimos 84 anos, tempo em que a companhia está instalada.

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .