terça-feira, 18 de setembro de 2012

DEU NO BLOG INALDO SAMPAIO

Postado  terça-feira, 18 de setembro de 2012  |  Ler Matéria»



Governador Eduardo Campos não virá ao Comício de Edson Vieira 

Fogo Cruzado

Publicado em: 18-09-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Fogo CruzadoPernambuco
0
Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 18 de setembro
O governador Eduardo Campos não é “garoto propaganda” nessas eleições apenas do PSB. Sua fotografia está espalhada por todo o Estado ao lado de candidatos a prefeito de vários partidos, inclusive de oposição como é o caso do PSDB. Isso nunca houve em Pernambuco e merece um estudo sociológico. Antes dele, os campos políticos no Estado estiveram bem delimitados. Havia “o governo” e “a oposição”. Mas hoje, com as honrosas exceções do PPS/DEM, está todo mundo de um lado só.
Há propaganda do governador com os tucanos Carlos Santana (Ipojuca), Jorge Alexandre (Camaragibe) e Botafogo Júnior (Carpina), com os pedetistas José Queiroz (Caruaru) e Joãozinho Dourado (Lajedo), com os petebistas Fred Gadelha (Goiana) e Izaías Régis (Garanhuns), com os republicanos Sebastião Oliveira (Serra Talhada) e Marcelo Pereira (Belmonte), com os comunistas (do PCdoB) Renildo Calheiros (Olinda) e Fernando Fernandes (Sanharó), e assim por diante.
Presume-se que isso se deve a dois fatores. Primeiro, à boa gestão que ele faz em Pernambuco, sendo considerado hoje pelo Datafolha o governador mais bem avaliado do Brasil. Segundo, à possibilidade de disputar a presidência da República em 2014 ou 2018, dependendo das circunstâncias. É essa expectativa de poder, que todo muito sabe que não é uma coisa fácil, mas não impossível, sobretudo se o PT e o PSDB encolherem nessas eleições, que está unindo o Estado em torno dele.
O reforço – A convite da ex-governadora Vilma Faria (RN), Eduardo Campos irá a Natal amanhã â noite participar de um comício do candidato a prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que está disparado nas pesquisas. Vilma, que já foi governadora duas vezes, é o vice da chapa.
É aliado – O prefeito João da Costa caiu em desgraça perante a cúpula nacional do PT. Ele se mantém neutro na disputa do Recife. Mas sob a ótica do presidente Rui Falcão e do secretário de organização, Paulo Frateschi, comporta-se como “aliado oculto” de Geraldo Júlio (PSB).
No Pajeú – O deputado e secretário estadual das cidades, Danilo Cabral (PSB), foi visto ontem, meio dia em ponto, discursando na feita de Iguaracy ao lado do candidato a prefeito Antonio Torres (PSB), que tem o apoio do prefeito Albérico Cordeiro (PR) e do ex-prefeito Pedro Alves (PSB). O secretário já se “infiltrou” também em Flores, Carnaíba, Tuparetama e São José do Egito.
Boas vindas – Carlos Santana (PSDB), candidato a prefeito de Ipojuca, diz que a campanha de Romero Sales (PMDB) “entrou em desespero” após a passagem de Eduardo Campos por lá, no último sábado. Garante que não foram espalhados cartazes de boas vindas ao governador e sim painéis com imagens dele e de Eduardo “no espaço que foi liberado para o nosso evento”.
Por amor – Há pelo menos uma dezena de candidatos a prefeito no interior fazendo uso do mesmo slogan: “Por amor a”. É o caso de Andrea Mendonça (DEM) e de Alexandre Arraes (PSB), entre outros. Ela faz campanha “por amor a Belo Jardim” e, ele, “por amor a Araripina”.
De todos – Esteve no Recife, no final de semana, para receber uma homenagem da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o médico Roberto Kalil Filho. Trata-se do “cardiologista do poder”, pois é o médico particular de Lula, Dilma Rousseff, Maluf, Sarney, Serra, Kassab e FHC.
E o povo? – Do prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (sem partido), sobre o fato de os deputados Inocêncio Oliveira (PR) e Augusto César (PTB) terem se juntado nessas eleições, após 30 anos de divergências, para enfrentar o seu candidato Luciano Duque (PT): “Em política, nem sempre 2 mais 2 é quatro. Eles se uniram, mas esqueceram de combinar com o povo”.
A sucessão – Na avaliação da cúpula do PSB, eventual derrota do deputado Fernando Filho (PSB) em Petrolina não exclui, necessariamente, o ministro Fernando Bezerra Coelho do jogo sucessório de 2014. Mas ele não sentará à mesa “falando grosso” como certamente falará se o filho for vitorioso.

A ausência – Embora o PSB esteja apoiando o deputado Édson Vieira (PSDB) em Santa Cruz do Capibaribe, Eduardo Campos não pisará lá para não desagradar ao senador Armando Monteiro (PTB), que apoia o deputado José Augusto Maia (PTB). Delegou essa tarefa ao secretário Tadeu Alencar (Casa Civil).

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .