terça-feira, 17 de novembro de 2015

CHIKUNGUNYA EPIDEMIA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Postado  terça-feira, 17 de novembro de 2015  |  Ler Matéria»

17.11.15


VOCÊ É RESPONSÁVEL PELA PLORIFERAÇÃO DO MOSQUITO
Aedes aegypti e o Aedes albopictus





Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.
Os mosquitos transmitiam a doença para africanos abaixo do Saara, mas os surtos não ocorriam até junho de 2004. A partir desse ano, a febre chikungunya teve fortes manifestações no Quênia, e dali se espalhou pelas ilhas do Oceano Índico. Da primavera de 2004 ao verão de 2006, ocorreu um número estimado em 500 mil casos.
A epidemia propagou-se do Oceano Índico à Índia, onde grandes eventos emergiram em 2006. Uma vez introduzido, o CHIKV alastrou-se em 17 dos 28 estados da Índia e infectou mais de 1,39 milhão de pessoas antes do final do ano. O surto da Índia continuou em 2010 com novos casos aparecendo em áreas não envolvidas no início da fase epidêmica.
Os casos também têm sido propagados da Índia para as Ilhas de Andaman e Nicobar, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Singapura, Malásia, Indonésia e numerosos outros países por meio de viajantes infectados. A preocupação com a propagação do CHIKV atingiu um pico em 2007, quando o vírus foi encontrado no norte da Itália após ser introduzido por um viajante com o vírus advindo da Índia.
As taxas de ataque em comunidades afetadas em recentes epidemias variam de 38% a 63% e, embora em níveis reduzidos, muitos casos destes países continuam sendo relatados. Em 2010, o vírus continua a causar doença em países como Índia, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Maldivas e reapareceu na Ilha Réunion.
Casos importados também foram identificados no ano de 2010 em Taiwan, França, Estados Unidos e Brasil, trazidos por viajantes advindos, respectivamente, da Indonésia, da Ilha Réunion, da Índia e do sudoeste asiático.
Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e pode chegar ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus.

Febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aedypti



A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

Compartilhe esta postagem

7 comentários:

  1. rui ta de pedir clamor no hospital d santa cruz!! e os médicos não tão nem ai pros pacientes!!quando vão almunçar passa duas trêz horas sem atender paciente! e o pior é que os porteiros colocam os conhecidos deles para passarem em nossa frente! isso não existe não rapaz! idoso e urgência ta certo! agora passar uma pessoa na frente d quem ta na espera a mais de cinco horas! ai meu filho fica dificio!

    ResponderExcluir
  2. Mais essa Jessica da boca d jacare i esse prefeito perdido disse q a saúde de santa cruz e um exemplo só se for de vergonha i ainda dis q o problema e federal porq i o mosquito vei d avião foi e brincadeira

    ResponderExcluir
  3. Era bom que seu Edison Vieira pegasse para ver como e bom o hospital público!! Mais ele e muito mais muito rico não freqüenta este lugares não só vai nas casa do pobres quando e tempo de eleições.

    ResponderExcluir
  4. Prefeito de fresco falo tanto de ladra para lá ladra para CA e não aguentou 4 meses que já apareceu escândalo que ele também roubou tenha vergonha cabeção.

    ResponderExcluir
  5. E ladrão de merenda ladrão de bolos teve o que não fez nada está merda só tem e ladrão ooooooooooooooooooooo feus lila da puta deixem de robar seu ladrão de termo e gravatá, vocês já são riscos querem mais o que seus miseráveis.

    ResponderExcluir
  6. Esse ladrão so ganhou a eleição prometendo tablet e bolsa família municipal e esses as pessoas deram uma chace pra mais um covarde que foi foi logo tirando o ponto dos pobres trabalhar e ainda achando pouco fez poir que os outro meteu a mão tbm e não toma providencia dopque esta acontecendo na cidade .estamos morrendo sem socorro covarde faz alguma

    ResponderExcluir
  7. e gente safado somos que votamos neles no dia da eleicao nimguen fosse votar era muito bom

    ResponderExcluir

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .