domingo, 20 de julho de 2014

PREFEITO ROBERTO ASFORA CONCLUI DESASSOREAMENTO DA BARRAGEM SANTANA

Postado  domingo, 20 de julho de 2014  |  Ler Matéria»

Prefeitura finaliza obra de desassoreamento da barragem de Santana II

Após 45 dias de muito trabalho com máquina e caçambas, foi concluído o desassoreamento da barragem de Santana II em Brejo da Madre de Deus. A obra foi realizada após o prefeito Roberto Asfora contratar um engenheiro que analisou as plantas e fez um estudo da capacidade do reservatório.

“O desassoreamento da barragem de Santana II irá beneficiar o cidadão da cidade, dos distritos e também da zona rural. Com a chegada da chuva teremos um maior acúmulo de água em nossa barragem, com certeza teremos mais tranquilidade no período da estiagem”, disse o prefeito.

O vereador Roberto Asfora Filho (Robertinho), esteve fiscalizando o desassoreamento desde o início e contou detalhes sobre os trabalhos.

“Foram aproximadamente 45 dias de trabalho, tivemos algumas interrupções devido à chuva, mas concluímos o serviço do desassoreamento da barragem de Santana II. Limpamos as três áreas que estavam no projeto inicial e também a área do riacho que escoa para dentro da barragem. Foram retiradas mais de 4.800 caçambas de material”, contou o vereador.
Se não tivesse sido desassoreada, com as recentes chuvas a barragem de Santana II, muito provavelmente, já estaria sangrando. Agora, a barragem está com aproximadamente 50% de sua capacidade total, isso significa que a barragem ganhou mais 50% da capacidade que estava entes da limpeza.

A barragem de Santana I, também conhecida por barragem velha, é bem menor do que Santana II, mas é muito forte na captação de água, de acordo com Robertinho, a barragem velha futuramente também será desassoreada.

“Santana I está bastante assoreada, vamos fazer um projeto para limpar a barragem de Santana I e também a barragem do sítio Cavalo Ruço. Agora elas estão cheias, então vamos trabalhando no projeto agora, para assim que possível, fazermos o desassoreamento delas também”, concluiu Robertinho.

As fotos a seguir mostram a sequencia dos trabalhos de desassoreamento da barragem


 PC contratada pela Prefeitura e Caçambão, Pá Mecânica, Retroescavadeira PAC 2
Caçabas da Prefeitura
Início do desassoreamento



Local proximo aterro


Aumento da capacidade
     
Paredão da Barragem

Compartilhe esta postagem

2 comentários:

  1. Este exemplo deveria ser seguido pelo Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe fazendo o mesmo trabalho na barragem de Poço Fundo em parceira com o Prefeito de Jatauba

    ResponderExcluir
  2. e um exemplo a ser seguido sim

    ResponderExcluir

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .