domingo, 7 de dezembro de 2014

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM AMERICANA SP HOJE

Postado  domingo, 7 de dezembro de 2014  |  Ler Matéria»

07/12/2014 
Eleitores de Americana vão às urnas para escolher prefeito neste domingo
Candidatos tiveram apenas 17 dias para apresentar suas propostas.
Eleito deve ser diplomado até 9 de janeiro e ficará dois anos no cargo.



 Três candidatos disputam o cargo de prefeito de Americana SP


Os 172.091 mil eleitores de Americana(SP) participam neste domingo (7) de uma eleição para escolher o novo prefeito que irá governar a cidade pelos próximos dois anos. Omar Najar (PMDB), Paulo Chocolate (PSC) e Welington Rezende (PRB) concorrem ao pleito para substituir Diego de Nadai (PSDB), eleito em 2012 e que foi cassado pela Justiça Eleitoral por fraude na prestação de contas da campanha.
Esta é a primeira vez que o município tem uma eleição suplementar, aquela fora do período convencional. Os candidatos tiveram apenas 17 dias para mostrar suas propostas aos eleitores. A campanha começou no dia 20 de novembro e terminou no sábado (6).
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a nova eleição na cidade é necessária porque o prefeito cassado obteve mais de 50% dos votos em 2012. Caso contrário, o segundo colocado poderia assumir a chefia do Executivo. O eleito deve ser diplomado até 9 de janeiro de 2015 e ficará dois anos no cargo.
Ao longo desta semana, o G1 conversou com os três candidatos e cedeu espaço para que eles apresentassem suas propostas para as áreas da saúde, violência e dívidas do município.
saiba mais

Apuração

De acordo com Márcio Uchida, chefe do 158º cartório eleitoral da cidade, a apuração irá começar logo após o final da votação. O novo prefeito deve ser conhecido até as 20h30 do domingo.


Locais de votação

Os eleitores de Americana terão mudança nos locais de votação na eleição deste domingo. Segundo informações da Justiça Eleitoral, as seções eleitorais da Etec Polivalente e da Casa da Criança Manaca foram deslocadas para a Faculdade de Americana (FAM), enquanto as da Casa da Criança Panambi vão ficar no Ciep Milton Santos. Já para quem registrava o voto na Fatec, será preciso ir até a Escola Estadual Luiz Hipolito.

Cada eleitor deve buscar sua seção, entre 8h e 17h, para registrar o voto na urna eletrônica. Os inscritos na cidade até 9 de julho de 2014 podem votar e, em caso de ausência, a justificativa pode ser apresentada à Justiça Eleitoral até o dia 5 de fevereiro de 2015.

O caso

Diego De Nadai e o vice foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 29 de maio, quando a corte de Brasília manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de impugnar a chapa deles por irregularidades na prestação de contas da campanha. O então prefeito insistiu e pediu uma revisão da decisão, que foi negada em 15 de outubro. O tucano, que estava liminarmente no cargo até que o recurso fosse votado perdeu, então, o direito de exercer a função. A partir de 20 de outubro assumiu o cargo interinamente o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Chocolate (PSC).


O relator do processo em 2ª instância, o juiz Paulo Galízia, concluiu que os candidatos mandaram confeccionar 75 mil exemplares da revista de campanha e declararam na prestação de contas um valor abaixo do real. Segundo informou o relator, havia várias "incongruências" nos valores. Após a cassação, o prefeito negou as irregularidades apontadas e disse que a diferença de valores nas notas fiscais apresentadas não foi tentativa de subfaturamento.

Fonte G1 SP

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .