24.01.17
POLICIAIS MILITARES SÃO SEQUESTRADOS POR ASSALTANTES BANCO E EXECUTADOS EM BOM JESUS DA LAPA BA
Um confronto entre a Polícia Militar e uma quadrilha de supostos assaltantes de banco aterrorizou a população de Bom Jesus Lapa, por volta das 23:00h deste domingo (22). Durante todo o conflito, populares postavam áudios e comentários nas redes sociais, com sons de tiros e pedidos de socorro. O conflito se estendeu por várias ruas e bairros da cidade.
Segundo a PM, um grupo com cerca de quarenta bandidos tentou assaltar as agências do Banco do Brasil e do Bradesco. Ao encontrar resistência da polícia, iniciou a troca de tiros que deixou um policial ferido no quadril e na perna, sendo socorrido e atendido pela emergência médica, encontrando-se fora de perigo. Foi encontrado abandonado o veículo Toyota SW4, cor branca, com vários explosivos no seu interior.
Segundo a PM, um grupo com cerca de quarenta bandidos tentou assaltar as agências do Banco do Brasil e do Bradesco. Ao encontrar resistência da polícia, iniciou a troca de tiros que deixou um policial ferido no quadril e na perna, sendo socorrido e atendido pela emergência médica, encontrando-se fora de perigo. Foi encontrado abandonado o veículo Toyota SW4, cor branca, com vários explosivos no seu interior.
Ainda segundo informações da 38ª CIPM, os soldados Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior foram sequestrados durante o conflito e, posteriormente, encontrados mortos. Um dos bandidos foi atingido e morreu durante o tiroteiro. A polícia divulgou sua identificação na manhã desta segunda-feira (23): Tiago da Silva, de Ibotirama.
De acordo com a polícia, a quadrilha fugiu em direção à cidade de Palmas de Monte Alto, deixando muitos miguelitos na pista. Durante esta manhã, condutores postaram imagens dos artefatos nas redes sociais, informando que muitos veículos tiveram os pneus furados, também, nas rodovias de acesso a Paratinga e Sítio do Mato.
Guarnições da 38ª CIPM, das cipes Chapada, Semiárido e Cerrado impediram que o assalto se concretizasse. Nesta segunda, chegaram policiais do Bope para reforçar o policiamento em Lapa, com o apoio de um helicóptero do Graer.
A Polícia Militar da Bahia divulgou uma nota à imprensa lamentando a morte dos dois policiais e enaltecendo a ação policial que impediu o ataque aos bancos e evitou que mais pessoas fossem atingidas durante o confronto.
"É com doloroso pesar que a Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente a perda dos policiais militares Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior que morreram nesta madrugada (23), no município de Bom Jesus da Lapa, durante o desempenho da nobre missão de proteger a sociedade baiana.
Os policiais impediram bravamente um roubo a banco no centro da cidade e trocaram tiros com um grupo de criminosos. Um terceiro policial militar que integrava a guarnição ficou ferido e o quadro de saúde dele é estável. Os soldados Everton e Gilberto foram levados como reféns e assassinados covardemente pelo grupo criminoso.
O soldado Gilberto Lemos Silva Júnior, 28 anos, integrava há um ano e sete meses as fileiras da corporação e o soldado Everton Oliveira de Santana, 26 anos, há um ano e oito meses.
A Polícia Militar está enlutada e compartilha com as famílias e amigos a dor da perda de dois irmãos de farda, ao tempo que informa a adoção de todas as medidas operacionais para identificar e prender os autores deste crime".
Durante a perseguição aos bandidos, a polícia encontrou um carro abandonado carregado de explosivos, armas e munições. Outros carros foram queimados pelo grupo e utilizados para bloquear as estradas que dão acesso a cidade, com objetivo de atrasar a ação da polícia. As rondas em busca dos suspeitos continuam na manhã desta segunda-feira (23). A PM calcula que toda ação dos bandidos durou cerca de 30 minutos.
·
O reforço foi convocado e policiais militares e civis de várias unidades se uniram para combater os bandidos. Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais(BOPE), conseguiu cercar um grupo que tentava a fuga e um bandido acabou morto no tiroteio.
Bandido morto no confronto
O suspeito que morreu no local, que estava com um fuzil e colete à prova de balas, foi identificado como Tiago da Silva. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), o documento encontrado com ele será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para atestar a autenticidade. “Através da confirmação da identidade deste criminoso morto em confronto conseguiremos chegar aos líderes e demais integrantes dessa quadrilha”, afirmou o responsável pela 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Bom Jesus da Lapa, Jackson Luiz Trindade Neves.
0 comentários: