sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CHUVAS EM PERNAMBUCO

Postado  sexta-feira, 20 de dezembro de 2013  |  Ler Matéria»

Choveu ontem em Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus 2 e 3.8 mm respectivamente segundo APAC, existe previsão de chuvas para todo estado nesta sexta-feira



Em seis horas choveu 97% do esperado para todo o mês em Pernambuco

Esta chuva atingiu todo o Estado de Pernambuco e deve se prolongar, pelo menos, por uma semana, chegando ao Natal


 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem


A chuva que atingiu Pernambuco durante toda a madrugada desta quinta-feira (19) superou as expectativas da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac). Em 6 horas choveu 97% do esperado para o mês de dezembro. Foram 66 milímetros de água acumulada no Recife. Esta chuva atingiu todo o Estado  e deve se prolongar, pelo menos, por uma semana, chegando ao  Natal. Internautas falam que o fenômeno chegou em Garanhuns, Pesqueira, Petrolina. Nos próximos dias, a força da chuva deve ir diminuindo, mas o mau tempo continua. A previsão de temperatura para hoje é entre 17 e 33 graus.

Mesmo com a surpresa para os pernambucanos, esta precipitação já era prevista pela Apac. "Essa chuva é causada por um fenômeno denominado zona de convergência do Atlântico Sul. Como ele teve início hoje, a tendência é que ainda ocorram pancadas de chuva, mas que vá perdendo a força", explicou a meteorologista Francis Lacerda. Para o Natal, está prevista ocorrência de pancadas de chuva, mas "nada que cause transtorno".
Em Garanhuns, chove desde a tarde da última quarta-feira, o que complicou a situação para os moradores da cidade do Agreste. Duas casas caíram no Parque Fênix, mas não há informações de feridos. O telhado da UPAE de Garanhuns, inagurada há cerca de 7 meses, ficou danificado. A inauguração da reforma do Hospital Regional Dom Moura, que teria representantes do Governo Estadual, foi adiada. Várias ruas e avenidas da cidade ficaram alagadas, pois o escoamento de água de Garanhuns não comportava a quantidade de chuva.
Entretanto, as chuvas não vieram só a prejudicar o Estado. Municípios do Sertão do Pajeú comemoraram as pancadas de chuva. Foi registrada chuva em Afogados da Ingazeira, Tabira, Carnaíba, Flores, Calumbi, Quixaba, Ingazeira, Solidão e Santa Terezinha. Nessas localidades, chove deste a terça-feira e deve continuar assim até o final de semana. Essa novidade criou expectativas nos agricultores da região, que esperam que os reservatórios possam acumular água para tirar as plantações da crise gerada pela última seca.
No Sertão do São Francisco, as chuvas também chegaram às cidades de Petrolina e Petrolândia. "Apesar de passageira, a temperatura ficou amena, já que o calor estava quase insuportável na cidade e em toda a região", dizia o blogueiro Assis Ramalho, de Petrolândia.

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .