quarta-feira, 13 de novembro de 2013

VOCÊ SABIA ?

Postado  quarta-feira, 13 de novembro de 2013  |  Ler Matéria»

A mulher mais alta do mundo faleceu em 11.11. 2012, e media 2.33 m, pesava 200 kg, e calçava 57

+Yao Defen - 40 anos
1.      
Media 2,33 metros, pesava 200 quilos e calçava o 57. A chinesa Yao Defen, considerada a mulher mais alta do mundo, morreu a 11 de Novembro 2012  aos 40 anos, mas a sua morte só foi anunciada nesta quarta-feira.
Yao Defen sofria de gigantismo, doença provocada por um tumor que afecta a glândula pituitária (hipófise) e provoca um excesso de hormonas do crescimento. Desde cedo se percebeu que teria uma vida diferente. Quando nasceu, a 15 de Julho de 1972, já pesava cerca de sete quilos. Aos três anos comia três vezes mais do que as crianças da mesma idade. Aos 11, tinha 1,80 metros e aos 15 já tinha ultrapassado a barreira dos dois metros.
Em Janeiro de 2010, o Livro de Recordes Guinness atribuiu-lhe o título de mulher mais alta do mundo. Antes disso, já Yao tinha tentado travar a doença. Em 2006 submeteu-se a uma complexa e dispendiosa operação cirúrgica para retirar o tumor. Este, porém, reapareceu um ano depois e a família não pôde pagar outra operação. O tumor continuou a crescer.
Yao nasceu numa família pobre de agricultores na cidade de Liuan, província de Anhui, onde viveu com a mãe – que tem apenas 1,25 metros – e com o irmão. Não sabia ler. Na adolescência, não lhe faltaram convites para ser jogadora profissional de basquetebol, mas a sua capacidade de resistência era inversamente proporcional à sua altura.
“Sou muito infeliz”, disse, há três anos, num vídeo citado pela imprensa local. “Se não fosse tão alta, os outros não iriam olhar para mim desta forma”, lamentou. Devido ao gigantismo, Yao sofria de hipertensão, tinha várias doenças do coração, desnutrição e osteoporose.
A morte de Yao Defen foi anunciada no mesmo dia em que se soube da morte da titular de outro recorde: a norte-americana Besse Cooper, a pessoa mais velha do mundo, morreu nesta terça-feira, aos 116 anos.
  

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .