sexta-feira, 7 de junho de 2013

ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO DA 1ª ADULTORA DO AGRESTE

Postado  sexta-feira, 7 de junho de 2013  |  Ler Matéria»

05.06.13
PESQUEIRA: A ADUTORA DO AGRESTE É UMA REALIDADE *
Ministro Fernando Coelho, Governador, Vice-governador
Eduardo falando aos prefeito e convidados durante a entrega da OS da Adutora do Agreste


Governo do estado lança a ADUTORA DO AGRESTE
O principal auditório do Hotel Cruzeiro em Pesqueira ficou pequena para acolher a quantidade de convidados para o lançamento oficial da Ordem de Serviço do Projeto chamado ADUTORA DO AGRESTE.
O prefeito de Pesqueira, Evandro Chacon abriu os trabalhos fazendo uma saudação a todos os presente e enfatizando a absoluta importância da obra para a sua cidade e para toda a região agreste. Citou fatos históricos que remetem ao tempo do império, quando o Imperador Pedro II, mandou fazer estudos para tentar viabilizar o projeto de transposição das águas do Rio são Francisco.
O Projeto é tocado pela Compesa que veio em peso, com todo o pessoal técnico do Recife e das regionais. O presidente da empresa – Roberto Tavares fez a apresentação técnica e operacional com detalhamento minucioso de todas as suas etapas.
1ª Etapa – 24 meses
Cidades beneficiadas: Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, itaíba, Águas Belas e Iati.
Logística para Recebimento de Tubos
Foi montada uma estrutura de logística em Arcoverde, pesqueira e Sanharó para receber 15 mil tubos (1.200mm de diâmetro, 7 metros de comprimento e 3 toneladas). Durante os próximos 12 meses serão realizadas cerca de 8 mil viagens de 2.082 quilômetros no transporte dos tubos, que é a distância da fábrica Saint Gobain, localizada em Barra Mansa-RJ, até o município de Arcoverde. O investimento nessa ação é da ordem de R$  392 milhões.
Depois falou o secretário de recursos hídricos do estado – Almir Cirilo que discorreu sobre a concepção e todo o histórico que originou e o tornou real. Foi o secretário Cirilo que anunciou de público que o sanharoense, engenheiro da Compesa Judas Tadeu Alves de Souza será o coordenador geral do projeto de construção da Adutora. Além de Tadeu, Almir Cirilo destacou o envolvimento de vários outros técnicos da empresa e dentre eles citou Paula Maurília Aquino Fontes que é filha dos nossos conterrâneos Paula Frassinete, filha de dona Finú e seu Viana Aquino e de Maurílio Fontes.
Engenheiro civil Judas TADEU Alves de Souza será o responsável pelo projeto da Adutora do Agreste
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho foi o penúltimo orador de discorreu didaticamente sobre a atuação do seu ministério na concretização desse projeto e aproveitou para citar outras ações de apoio à região nordeste no que tange a recursos hídricos. Deixou claro o empenho e determinação do ex-presidente LULA para vencer as barreiras que se impuseram contra o projeto de transposição e, consequentemente, a sua firmeza na liberação dos recursos.
Na sua fala, o ministro FBC fez questão de deixar claro o seu total apoio ao estado de Pernambuco, mesmo, segundo ele: “que a gente possa pensar diferente”, numa clara alusão às posições políticas de uma possível candidatura do governador Eduardo para Presidente da República, em 2014. Do ponto de vista de oratória, FBC é uma das melhores tribunas do Brasil.
Por fim, o governador Eduardo Campos encerrou o encontro fazendo um longo e consistente discurso de afirmação na sua inabalável fé nos destinos do nosso estado. Citou feitos do seu primeiro governo e no planejamento embasado em dados reais que hoje, propiciam um destaque no cenário nacional, com números positivos que causam a admiração de toda a nação brasileira.
Lembrou seu avô com quem aprendera muito no que concerne à obra de humanização – Governar é cuidar e zelar pelas pessoas. Historiou o empenho de Dr. Arraes quando em 1997, não havia o chamado Eixo-Leste, no então projeto da transposição e, a partir de seu empenho e garra, o projeto original foi modificado e com isso permitiu a adição desse importante Eixo, cuja Adutora do Agreste é seu direto beneficiário.
Dissertou sobre as dificuldades hídricas do nosso agreste e arrematou que se trata da região mais seca do Brasil e termos de região povoada. Enfim, ressaltou que o projeto da Adutora do Agreste vai se somar aos sistemas atuais e que estes deverão ser aprimorados para evitar principalmente o desperdício e que, efetivamente, todo esse trabalho seja coroado com a água chegando a todos os lares dos moradores da agreste, no campo e nas cidades. Garantiu que até o final do seu governo “cada casa da zona rural terá sua própria cisterna”.
 Situação do nordestino no alto sertão


Fonte Blog Abelhudo
          Arquivo Charges

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .