domingo, 30 de junho de 2013

VANDALISMO NAS PASSEATAS DO RECIFE

Postado  domingo, 30 de junho de 2013  |  Ler Matéria»

SDS exibe materiais explosivos utilizados durante manifestação no Recife


Cúpula diretiva da SDS apresentou posicionamentos

A Secretaria de Defesa Social (SDS) convocou a imprensa, pela segunda vez, na tarde desta quinta-feira (27), para apresentar os resultados obtidos durante as manifestações ocorridas no Recife, na última quarta-feira (26). Entre os pontos abordados o secretário Wilson Damázio comentou sobre a polêmica envolvendo os manifestantes detidos e liberados. “As críticas que estão circulando não são pertinentes, já que cada delegado de polícia tem a autoridade para arbitrar a fiança, em valores diferentes e de acordo com o crime e a sua análise. Não houve qualquer tipo de favorecimento para ninguém”, rebateu. O ato que reivindicava melhorias no transporte público, entre outros pleitos, culminou com um tumulto nas proximidades da sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, em Olinda, assim como no decorrer da avenida Cruz Cabugá, na área central da Capital.




Artefatos são considerados de grande periculosidade e teriam sido encontrados na bolsa de manifestante

Polícia apreendeu 17 bombas de fabricação caseira e ainda um lança-chamas


Segundo o chefe da Polícia Civil, Osvaldo Morais, os veículos destruídos durante os conflitos – uma ambulância, uma viatura do Corpo de Bombeiros e uma motocicleta – já foram encaminhados para o devido reparo mecânico. O delegado também rebateu as críticas quanto à ação de policiais com fardas sem identificação durante o ato. “Se isto ocorreu, não se trata de um procedimento padrão. Deslocamos o efetivo de diversos batalhões e muitos deles utilizaram coletes de outros companheiros, que podem ter dificultado a visualização do nome”, explicou.

A estudante Crislayne Maria da Silva, de 19 anos, presa sob a suspeita de jogar bombas caseiras contra PMs, foi liberada da Colônia Penal Feminina do Recife nesta quinta-feira. A jovem foi beneficiada através de um alvará de liberdade provisória expedido pelo juíz Evanildo Coelho. Já o estudante Bruno de Castro Pereira Vilar, de 20 anos, foi detido por dano qualificado, em referência a depredação de transporte público. Por não pagar a fiança arbitrada, o jovem foi recolhido e permanece no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).
De acordo com a SDS, além do cabo da Rádio Patrulha, Antônio Raimundo de Oliveira, de 49 anos, ferido gravemente no olho esquerdo, mais quatro policiais foram atingidos durante os confrontos, que se alastraram por diversas partes da Cidade. Parte do material apreendido foi apresentado, incluindo 17 bombas de fabricação caseira e um lança-chamas, que teria sido encontrado na bolsa da jovem presa. “São produtos extremamente perigosos e letais. Se faz necessária uma pactuação entre ambas as partes para que cenas de guerra como esta não se repitam mais nas ruas, levando medo e destruição”, afirmou o coronel Carlos Pereira, comandante Geral da PM.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco, coronel Carlos Casanova, destacou que os profissionais se fizeram presentes nas ações com o propósito de colaborar. “Estamos nas ruas para salvar vidas, este é o nosso objetivo principal. O problema é que a partir do momento que deslocamos nosso pessoal para um único foco, acabamos deixando de atender o restante da população, algo preocupante”, reconheceu.

Mais cedo, Wilson Damázio, classificou a manifestação como extremamente violenta, indicando nove ocorrências, com sete pessoas detidas e dois adolescentes apreendidos. De acordo com a SDS, a outra manifestação, ocorrida na última quinta-feira (20), contou com mais de 50 mil pessoas e 50 ocorrências registradas. Para o órgão, o número bem menor de participantes, cerca de 500 (dado da SDS), não explicaria tantas detenções, retirando do ato a chancela de pacífico.






Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .