17.10.14
Série carros mais baratos do mundo
Parceria entre a montadora indiana e
a Fiat pode trazer o carrinho de US$ 2.500,00 (em 2013 )para o Brasil
Tata Nano, o carro mais barato do mundo, nasce na Índia US$ 2.500,00
A boa
nova é que este modelo pode chegar ao Brasil por meio da parceria que a
fabricante indiana tem com a Fiat. Até motor para colocar no carrinho a Fiat já
tem, como dissemos por esses dias, o SGE 900. ( Este projeto foi em 2008)
Ainda
que a Fiat não se envolva com isso, o que é muito pouco provável, diante da
enorme oportunidade que o Nano representa, a Tata tem planos firmes de começar
a vender seus produtos no Brasil. Na Índia, a Fiat está conquistando mercado ao
vender seus produtos nas mesmas concessionárias da empresa indiana, a maior
montadora daquele país. É de esperar que ela cobre a fatura pedindo à marca
italiana reciprocidade por aqui.
Com
3,1 m de comprimento, 1,5 m de largura e 1,6 m de altura, o Nano tem motor
traseiro de dois cilindros, todo de alumínio, com 623 cm³ e 33 cv, o que pode
parecer bem pouco, mas não é, considerando o tamanho do modelo. Ao contrário do
que se dizia inicialmente, ele tem um sistema de câmbio manual convencional,
pelo menos pelas fotos que obtivemos. O painel, só com o básico, fica no centro
do painel, o que facilita a venda do modelo em países de mão inglesa (com
volante à direita, como na Índia) e com volante do lado esquerdo. Não foram
divulgados detalhes técnicos mais profundos, a não ser que ele acomoda quatro
pessoas, tem quatro portas e posição alta dos bancos, para facilitar o acesso.
Assim
como o “carro do povo” mais famoso do mundo, o Volkswagen Sedan, vulgo Fusca, o
Tata Nano tem motor traseiro. A refrigeração é que é diferente, a líquido,
enquanto a do velho Fusquinha era a ar. Pelo visto, ninguém mais vê vantagem no
fato de o ar não ferver, slogan que a marca alemã usava para destacar o motor
do Fusca. Até porque, hoje em dia, o ar pode até ferver, mas não deve estar
poluído.
O
homem que idealizou o Nano, Ratan N. Tata, fez pessoalmente a apresentação do
carro na cerimônia de abertura do salão indiano. “Eu observava famílias
inteiras andando de moto. O pai dirigia a motoneta, seu filho mais jovem ficava
diante dele e a esposa atrás, carregando um bebê no colo. Isso me levou a
pensar se não seria possível conceber um carro seguro, acessível e que
protegesse em qualquer clima para uma família assim. Os engenheiros e
projetistas da Tata Motors fizeram o melhor que puderam nos últimos quatro anos
para que chegássemos lá. Hoje, de fato, temos um Carro do Povo, que é acessível
e ainda assim construído para atender aos requerimentos de segurança e às
normas de emissões, muito econômico e ambientalmente correto. Estamos felizes
em apresentar o Carro do Povo para a Índia e esperamos que ele traga a muitas
famílias a alegria, o orgulho e a utilidade de possuir um carro”, disse o
presidente da fabricante indiana.
Como o
Nano só será lançado comercialmente daqui a alguns meses (a empresa ainda não
disse exatamente quando), o preço de um Lakh, equivalente na moeda indiana a
US$ 2.500, ainda não foi oficialmente confirmado, assim como dezenas de outros
detalhes interessantes que traremos assim que eles forem divulgados. O que já
se sabe é que o Nano terá a versão de entrada, com pára-choques em plástico, e
de luxo, com eles pintados na cor do carro.
Quem
quiser buscar mais informações sobre o modelo, ver as opções que ele oferece e
baixar protetores de tela pode acessar o site www.tatapeoplescar.com, que foi
criado para divulgar o modelo e para que as pessoas possam interagir e discutir
o Nano. Agora, há ali uma enquete sobre qual foi a primeira impressão que ele
causou. Aguarde mais informações sobre esse carrinho em breve.
0 comentários: