22/10/2014
Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto,
SP
Essa é a maior aeronave já fabricada no Brasil,
segundo a empresa.
Evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim.
Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto,
SP (Foto: Divulgação/ Embraer )
A Embraer e o Comando da Aeronáutica apresentaram,
nesta terça-feira (21), o primeiro protótipo do avião de transporte militar
KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto (SP). Essa é a maior aeronave
fabricada no Brasil, segundo a empresa. O evento teve a presença do Ministro da
Defesa, Celso Amorim. O acordo entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a
fabricante brasileira de aviões prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de dez anos - a primeira entrega está
programada para 2016.
Com a apresentação, a companhia poderá realizar
testes em solo antes do primeiro voo da aeronave, previsto para ocorrer até o
final deste ano. Segundo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti
Saito, o KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB.
"Ele poderá operar tanto na Amazônia quanto na Antártica. As turbinas a
jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões, mas
muito mais rápido e melhor”, afirmou por meio da assessoria de imprensa.
Após o evento, a aeronave vai continuar com as
avaliações iniciais de sistemas e, em seguida, com o primeiro acionamento do
motor, os testes de vibração em solo e demais ensaios planejados. O avião é o
primeiro de dois protótipos que serão usados nas campanhas de desenvolvimento,
testes de solo, testes de voo e certificação.
A partir de 2016, os aviões vão substitutir a frota
de aviões Hércules, que são usados atualmente. "Eles [os Hércules] estão
fazendo 50, 60 anos e estão merecendo uma justa aposentadoria, no mundo
inteiro. [O KC-390] é um avião de última geração. Eu diria que não é só o maior
avião produzido no Brasil, provavelmente é o maior projeto de avião produzido
no hemisfério sul. É um avião que vai ter grande importância militar,
transporte de tropas, reabastecimento em voo, mas também para a Defesa Civil,
para evacuações médicas, incêndios. É um grande passo que o Brasil e a Embraer
estão dando e também é um passo importante em termos de cooperação
internacional de uma maneira positiva", disse o ministro Amorim.
O avião
O KC-390 é um projeto da FAB com a Embraer para produção de um avião de
transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço
significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica
brasileira. Ele começou a ser desenvolvido em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto.
A aeronave é projetada para estabelecer novos
padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para
executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas,
reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre
outras. "Vou dar como exemplo o vírus ebola. A partir do momento que você
tem uma aeronave capaz de atender uma emergência dessa com mais rapidez, maior
capacidade de carga, você consegue completar essa missão com muito mais
segurança", disse o chefe do escritórios de projetos da FAB, Brigadeiro
José Augusto Crepaldi.
O primeiro protótipo do avião de transporte militar
KC-390 (Foto: João Barbosa/Arquivo
Pessoal)
Com turbinas a jato, o KC-390 ppode alcançar a
velocidade de 850 km/h. Uma aeronave poderá decolar de Brasília e chegar sem
escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade
máxima. Nas asas, o avião poderá levar até 23,2 toneladas de combustível. Além
de alimentar as próprias turbinas, também será possível fazer o reabastecimento
em voo (REVO) de outros aviões ou helicópteros. É por isso que a aeronave é
chamada de KC: C de Carga e o K de tanker, ou reabastecedor, em inglês. O
KC-390 também terá a capacidade de ser reabastecido em voo por outras
aeronaves.
O compartimento de carga tem 18,54 metros de
comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros
e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos
de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até
aeronaves semi-desmontadas.Também poderão ser levados 80 soldados em uma
configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe
médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.
Produção
em série
No dia 20 de maio deste ano, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o
contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte
logístico inicial. Além da encomenda FAB, existem atualmente intenções de
compra de outros países totalizando 32 aeronaves. Um hangar em Gavião Peixoto
foi inaugurado para a linha de montagem.
O contrato para produção em série prevê
investimento de R$ 7,2 bilhões. Mais de 1,5 mil trabalhadores se envolveram
diretamente no projeto, além de mais de 50 empresas brasileiras participaram do
desenvolvimento do cargueiro. A Embraer tem negociações para a venda do KC-390 no exterior. Há intenções de
compra do pela Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.
Ministro Celso Amorim participa de apresentação do avião militar
KC-390 (Foto: Divulgação/ Embraer)
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Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto,
SP (Foto: Divulgação/ Embraer)
Fonte G1
Deveríamos termos sim uns 20 MIG 32 para vigiar nossas fronteira. Mas já é um passo recuperado....Boa sorte aos Militares Brasileiros que trabalham como heróis com tecnologias da velha Guarda.
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