23/11/2014
Projeto 100% brasileiro, Nanico Car
Carro brasileiro está disponível para encomendas e terá versão elétrica.
O Nanico tem 1,90 metro de comprimento e foi criado
pelo designer autodidata Caio Strumiello. Um motor de 125cc, herdado de um
scooter, rende 12 cavalos de potência e empurra o carrinho de 242 kg até 80
km/h, mas obviamente velocidade não é seu forte.
Além de ser pequeno, ele é econômico, com consumo
médio de 30 km/l. O tanque guarda até 4 litros de gasolina, o que permite uma
autonomia de cerca de 120 km. Atualmente, versões a gasolina ou a gás natural
(GNV) são produzidas artesanalmente em São Paulo, por um preço de R$ 15 mil e
R$ 18 mil, respectivamente.
Já o Corvette é impulsionado por um V8 de 6.2
litros, que rende 500 cv e leva o modelo a atingir velocidades superiores a 300
km/h. Embora não possa tirar tudo do carro, o visitante do AutoEsporte Exposhow
pode ter um gostinho do potencial em um teste no Anhembi, por R$ 199,99 –
outros modelos também estão à disposição, como Mustang, Dodge Challenger e
Camaro.
Nanico Car tem versão elétrica esperando parceiros para produção em
larga escala (Foto: Peter
O Nanico Car chamou a atenção do físico Paulo Roberto, que se tornou sócio de
Strumiello para desenvolver uma versão elétrica. Os dois esperam parceiros para
produção em grande escala. Segundo Roberto, a empresa já tem cerca de 100
encomendas pelo veículo, que será movido inicialmente por motor de 7,5 kW e
bateria importados da China.
O pequeno carro custaria atualmente de R$ 27 mil a
R$ 30 mil, mas os desenvolvedores esperam incentivos do governo federal – até
agora apenas híbridos tiveram imposto reduzido. Para Roberto, com a possível
desoneração, o veículo para 2 duas pessoas cairia para R$ 20 mil,
possibilitando a produção no próximo ano.
A ideia é fornecer um kit de painel solar ao
comprador para instalação em casa, assim ele não terá mais gasto com
combustível. De acordo com a Nanico, uma recarga levará até 5 horas e permitirá
deslocamento de até 80 km. Para atender a legislação, ele terá freios ABS e
airbag.
Nanico custa R$ 15 mil a gasolina; elétrico deve chegar aos R$ 20 mil
Na briga entre Davi e Golias, o Nanico ficou para trás em praticamente todos os
quesitos. A posição de dirigir não é ideal e o conforto na cabine é mínimo –
ainda mais em duas pessoas. No entanto, no quesito mobilidade e
sustentabilidade, “Davi” venceu. Cerca de 2 metros são suficientes para
manobrar e ele cabe em qualquer vaga.
Além disso, seja a gasolina, GNV ou eletricidade, o
Nanico consome muito menos que o Corvette e é uma proposta “verde” para
metrópoles como São Paulo. Se toda a frota da capital paulista fosse de
Nanicos, imagine como seria o trânsito
Fonte G1
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