terça-feira, 19 de junho de 2012

PREVENÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE DETECTA CÃO COM LEISCHIMANIOSE

Postado  terça-feira, 19 de junho de 2012  |  Ler Matéria»

A aproximadamente 15 dias a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, através do setor de prevenção e combate as doenças infeccontagiosa, localizou no Loteamento Antonio Burgos, um cão ( canidéo), com soro positivo para Leischimaniose visceral ( Calazar), após testes de comprovação com outros caninos na área, os animais foram apreendidos e sacrificados dentro das normas que constam em Lei Brasileira, enquadrada em  caso de Saúde Publica. Doença está nos controles de endemias dessa Secretaria. Trabalho eficiente, mais os agentes de saúde do Município, não dispõem de EPIs para a segurança dos seus trabalhos. Fica o alerta a Dra Izalta. Entretanto os moradores do Antonio Burgos parabenizam a  A Secretaria de Saúde pela dedetização efetuada. Solicitamos que tambem seja efetuada uma campanha ao combate do mosquito causador da Dengue, tendo em vista que várias residências no loteamento tem  suas caixas d águas sem tampas


Animal com a Leishmaniose
A leishmaniose visceral é uma doença grave de curso lento, de difícil diagnóstico e de fácil transmissão, tanto para os cães quanto para os humanos. É causada pelo protozoário Leishmania, transmitido pela picada de flebótomos (insetos)infectados. O cão é considerado o principal reservatório da doença no meio urbano, mas não o único, já que animais silvestres e mesmo o homem podem atuar como reservatórios.
Ciclo da doença
Os sintomas no cão são bastante variáveis, sendo comum o aparecimento de lesões de pele acompanhadas de descamações e, eventualmente, úlceras, perda de peso, lesões oculares, atrofia muscular e, em alguns caso, o crescimento exagerado das unhas. Em um estágio mais avançado, há o comprometimento do fígado, baço e rins, podendo levar o animal à morte. Devido à variedade e à falta de sintomas específicos, o Médico Veterinário é o único profissional habilitado a fazer um diagnóstico preciso da doença.

Blog do Rui Medeiros.

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .