segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO GAVIÃO

Postado  segunda-feira, 23 de dezembro de 2013  |  Ler Matéria»

17.12.13
Policia Federal e SDS erradicam plantação de maconha no sertão de pernambuco






Domingo, 22 de dezembro de 201
A Operação evitou que 20 toneladas da droga abastecesse pontos de venda em Recife/PE e no Nordeste”.
A Polícia Federal em Pernambuco através da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, deflagraram no dia 17.12.2013 e concluiu no dia 19.12.2013, a operação “GAVIÃO” – que visa à erradicação dos plantios de maconha no Sertão Pernambucano e que faz parte das medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF, visando reduzir a produção e oferta de maconha no sertão do Estado de Pernambuco. A operação contou com um efetivo 30 policiais federais de Pernambuco e da Polícia Militar/PE-CIOSAC-Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga. Os policias trabalharam com incursões terrestres e aéreas contando com o apoio de várias viaturas, 02 (duas) aeronaves do GTA – Grupo Tático Aéreo da SDS/PE, e 02 (dois) cães farejadores.  Nesta ação foi alcançado o município de Orocó/PE e Ilhas Costeiras do Rio São Francisco.
BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO RESGATE I – ABRIL
Pés Erradicados
     429 mil
Maconha que deixou de ser produzida com os 429 mil pés
143 toneladas
Plantios Destruídos
89
Mudas Destruídas
61.444
Maconha Pronta
24,8kg




BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO RESGATE II – SETEMBRO
Pés Erradicados
     230 mil
Maconha que deixou de ser produzida com os 230 mil pés
77 toneladas
Plantios Destruídos
68
Mudas Destruídas
63.387
Maconha Pronta
584kg




BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO GAVIÃO – DEZEMBRO
Pés Erradicados
60 mil
Maconha que deixou de ser produzida com os 230 mil pés
20 toneladas
Plantios Destruídos
14
Mudas Destruídas
650
Maconha Pronta
31Kg




Segundo análise feita por Peritos Criminais Federais, três pés de maconha equivalem a aproximadamente 1(um) quilo da droga, logo se dividirmos 20 mil pés por 3 (pés) teremos a quantidade de 20t (vinte) toneladas de maconha que deixou de ser produzida pelos traficantes. Foi detectada também a presença de tubulações que irrigavam os plantios com água retirada do Rio São Francisco. Durante o ano a Polícia Federal realiza de 03 (três) operações de erradicação de maconha o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana bem como no agreste e sertão. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e conseqüente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas). Ao todo foram destruídos esse ano 719 mil pés o que produziria aproximadamente 240 toneladas de maconha.
As constantes operações policiais de erradicação de maconha havidas no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho. Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados do nordeste evitando assim a escalada da violência tais como furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência para a população pernambucana.

Fonte SDS

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .