sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO PONTO FINAL

Postado  sexta-feira, 27 de dezembro de 2013  |  Ler Matéria»

27.12.13

Polícia Civil de Caruaru aponta vereadores líderes do esquema de corrupção
Cecílio Pedro (PTB) e Sivaldo Oliveira (PP), pelo lado da situação e Joseval Lima Bezerra, o Val (DEM), pela oposição seriam os mentores da quadrilha

A polícia civil de Caruaru apresentou na tarde desta sexta-feira (27) informações sobre a Operação Ponto Final que culminou na prisão de dez vereadores do município do Agreste. De acordo com o material apresentado, três vereadores foram apontados como chefes do esquema no qual exigia dinheiro para a aprovação de projetos de lei dentro da Câmara Legislativa. "Com os indícios de provas coletados, percebemos claramente que , pelo menos, a partir do dia 05 de dezembro deste ano, Cecílio Pedro (PTB) e Sivaldo Oliveira (PP) são os líderes da organização criminosa por parte da situação, enquanto que Joseval Lima Bezerra, o Val (DEM), comandava o esquema por parte da oposição. Eles coordenavam o esquema, designavam pessoas para determinadas coisas, eles eram os mentores da organização", declarou o delegado Erick Lessa.
Segundo o delegado, existem provas contundentes para a incriminar os dez vereadores envolvidos, e chegou a mencionar penas de até 56 anos de reclusão. "Temos 360 horas de interceptação telefônica, 360 horas de interceptação ambiental, com imagens de vídeo e áudio, e 36 horas de escuta ambiental, onde foi possível identificar três tipos de crimes: concussão, corrupção passiva e organização criminosa", declarou. Ainda de acordo com a polícia, além de quantias em dinheiro, os vereadores exigiam favores e serviços políticos.
Um dos parlamentares, o Jadiel Nascimento (PROS), conhecido por Pastor Jadiel, tentou a Delação Premiada. Segundo a polícia, ele afirmou que recebeu R$ 30 mil de dois vereadores, que não tiveram os nomes revelados.
O vereador Eduardo Cantarelli do (PS) foi apontado como o articulador do esquema. "Ele articulava, através de ligações telefônicos várias negociatas. Muitas provas temos contra ele", relatou Lessa. Além do material coletados, foram colhidos 37 depoimentos, sendo eles do Prefeito de Caruaru, José Queiroz, do vice-prefeito, Jorge Gomes, secretários municipais e todos os 23 vereadores da Câmara. Durante a operação, dois vereadores foram presos em flagrante por posse de arma de fogo, na residência de Val (DEM) foram apreendidos um revolver calibre 38, uma espingarda calibre 32 e outras calibre 12, ambas com o cano serrado, um rifle calibre 38 e munições, também na residência do vereador Cecílio Pedro (PTB) a polícia encontrou um revolver calibre 38 e munições.

Na última quinta-feira (26), foram liberados os últimos dois vereadores do município – Eduardo Cantarelli (SDD) e Pastor Jadiel Nascimento (PROS) - que estavam presos  presos na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS). Todos os legisladores conseguiram liminar para aguardar o desenrolar do processo em liberdade.
A operação Ponto Final, da Polícia Civil, prendeu há cerca de duas semanas os vereadores  Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM),  Lorinaldo Florêncio de Morais (Louro do Juá – PS), Averaldo Ramos da Silva Neto (Neto – PMN), Jailson Soares de Oliveira (Jajá – PPS), José Givaldo Francisco Oliveira (PP), José Evandro Francisco da Silva (Evandro Silva – PMDB), Eduardo Cantarelli (SDD), Pastor Jadiel Nascimento (PROS) e Erivaldo Soares Florencio (Val das Rendeiras – PROS). O caso já é chamado de mensalão de Caruaru.
Comissão de Ética avaliará possibilidade de perda de mandato

A Câmara de Vereadores de Caruaru avaliará a possibilidade de cassar os mandatos dos dez vereadores acusados de cobrar propina para aprovar projetos encaminhados pelo Executivo. O caso foi levado à Comissão de Ética da Casa.


 Fonte Folha PE

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .