terça-feira, 24 de dezembro de 2013

VEREADORES EM LIBERDADE PROVISÓRIA

Postado  terça-feira, 24 de dezembro de 2013  |  Ler Matéria»

Acusados de corrupção, vereadores presos em operação conseguem liberdade provisória

Expectativa é que políticos retornem aos cargos após fim do recesso na Câmara





Oito dos dez vereadores de Caruaru presos na Operação Ponto Final, da Polícia Civil, conseguiram a liberdade provisória nesta terça-feira (24), véspera de Natal. Advogados dos políticos haviam solicitado os habeas corpus para o plantão do Tribunal de Justiça, que deferiu o pedido. Até o fim da tarde, os únicos que ainda não haviam conseguido a liberdade eram Jadial Nascimento (PROS) e Eduardo Cantarelli (OS). No entanto, segundo informações da Secretaria Jurídica da Câmara de Vereadores, ambos também aguardavam a expedição dos documentos para serem liberados da prisão ainda hoje.
“Todos os dez vereadores presos na operação devem conseguir a liberação ainda nesta terça-feira”, informou o secretário Jurídico, Bruno Martins. Segundo ele, o juiz de plantão Pierre Souto Maior, da 2ª Vara Criminal de Caruaru, já recebeu o e-mail do Tribunal de Justiça para que os alvarás de soltura de parte dos vereadores fossem expedidos. Outra notificação referente à liberação de Jadiel e Cantarelli ficou de ser encaminhada para o juiz de plantão ainda nesta terça.
Apesar da liberação dos suspeitos, Bruno Martins informou que a Câmara de Vereadores de Caruaru ainda não foi notificada sobre a soltura dos políticos. O secretário Jurídico da casa disse que as informações sobre o deferimento do pedido de habeas corpus foram repassadas pelos advogados dos parlamentares, já que somente eles têm acesso ao processo, pois as investigações correm em sigilo judicial.
O legislativo municipal está em período de recesso e só retomará as atividades no dia 02 de janeiro. “Caso não haja nenhuma novidade jurídica e o desembargador que concedeu a liberdade provisória entenda que os vereadores não precisam ter os mandatos suspensos, os políticos estão aptos a reassumir os cargos”, explicou Bruno Martins.
A ordem de prisão dos vereadores partiu do juiz da 4ª Vara Criminal de Caruaru, Francisco Assis de Morais Júnior. Os políticos são acusados de tentar obter vantagens indevidas para aprovar projetos do Executivo na Câmara Municipal. Entres os presos, Jadiel Nascimento (PROS), Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PROS), Cecílio Pedro (PTB) são da base do governo, enquanto que Val (DEM), Louro do Juá (DEM), Eduardo Cantarelli (PS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Jajá (PPS) atuam no campo da oposição.
Segundo informações que constam no inquérito, os parlamentares exigiram do Executivo R$ 2 milhões, que seriam rateados com a aprovação do empréstimo para a construção do BRT (Bus Rapid Transit) em Caruaru. A aprovação aconteceu na noite da última terça-feira e aprovada com 17 votos favoráveis. O empréstimo é de R$ 250 milhões e será contraído junto ao BNDES.
Fonte Folha de PE

Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .