A aproximadamente 15 dias a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, através do setor de prevenção e combate as doenças infeccontagiosa, localizou no Loteamento Antonio Burgos, um cão ( canidéo), com soro positivo para Leischimaniose visceral ( Calazar), após testes de comprovação com outros caninos na área, os animais foram apreendidos e sacrificados dentro das normas que constam em Lei Brasileira, enquadrada em caso de Saúde Publica. Doença está nos controles de endemias dessa Secretaria. Trabalho eficiente, mais os agentes de saúde do Município, não dispõem de EPIs para a segurança dos seus trabalhos. Fica o alerta a Dra Izalta. Entretanto os moradores do Antonio Burgos parabenizam a A Secretaria de Saúde pela dedetização efetuada. Solicitamos que tambem seja efetuada uma campanha ao combate do mosquito causador da Dengue, tendo em vista que várias residências no loteamento tem suas caixas d águas sem tampas
Animal com a Leishmaniose |
A leishmaniose visceral é uma doença grave de curso lento, de difícil diagnóstico e de fácil transmissão, tanto para os cães quanto para os humanos. É causada pelo protozoário Leishmania, transmitido pela picada de flebótomos (insetos)infectados. O cão é considerado o principal reservatório da doença no meio urbano, mas não o único, já que animais silvestres e mesmo o homem podem atuar como reservatórios.
Ciclo da doença |
Os sintomas no cão são bastante variáveis, sendo comum o aparecimento de lesões de pele acompanhadas de descamações e, eventualmente, úlceras, perda de peso, lesões oculares, atrofia muscular e, em alguns caso, o crescimento exagerado das unhas. Em um estágio mais avançado, há o comprometimento do fígado, baço e rins, podendo levar o animal à morte. Devido à variedade e à falta de sintomas específicos, o Médico Veterinário é o único profissional habilitado a fazer um diagnóstico preciso da doença.
Blog do Rui Medeiros.
0 comentários: