segunda-feira, 22 de abril de 2013

INDUSTRIA DA SECA DO PT

Postado  segunda-feira, 22 de abril de 2013  |  Ler Matéria»






A água que vira moeda política do PT
Decisão que poderia beneficiar empresas de saneamento do Nordeste torna-se 
um trunfo para o governo da presidente Dilma Rousseff


Publicação: 22/04/2013

Um pleito que atende principalmente aos governadores do Nordeste, região castigada pela pior estiagem dos últimos 50 anos, a desoneração do PIS e do Cofins das companhias estaduais de abastecimento de água não será atendido pela presidente Dilma Rousseff (PT). Ao contrário do que  foi divulgado na última reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, em Fortaleza (CE), a petista sequer vai analisar a proposta. Ela jogou um balde de água fria na expectativa dos gestores ao declarar que não tem como acatar a reivindicação este ano. Alegou que a compensação da renúncia não estava prevista no orçamento de 2013. Além disso, afirmou que, se atender, será no próximo ano, e da forma como entende ser mais viável: desonerando direto na conta do consumidor.

Uma decisão que deixa transparecer o viés político, diante do fato de ter sido o governador Eduardo Campos (PSB) o autor da proposta apresentada na reunião da Sudene, no início de abril. Na verdade, ele incluiu na pauta da seca uma bandeira defendida pelos presidentes das empresas de saneamento há algum tempo. “Esse pleito é justo. A União tem que ir em frente com ele. Além disso, a desoneração também fez parte da plataforma eleitoral (na campanha de 2010) da presidente Dilma”, lembrou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Mas diante de uma eventual candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República, a presidente tem procurado meios para desmontar o projeto do PSB. Se resolver anunciar em 2014 (ano eleitoral) a desoneração dos impostos na conta da água, Dilma ganhará o bônus da medida, assim como aconteceu com a desoneração dos impostos nos produtos da cesta básica, em março deste ano. Já o governador perderia a oportunidade de emplacar uma proposta, que, nesse momento, iria ajudar de imediato as famílias atingidas pela seca.

A ideia de Dilma, no entanto, esbarra em argumentos. “A presidente quer adotar a mesma medida aplicada na contas de energia. Mas o benefício na energia todo mundo ganha porque o serviço está universalizado, enquanto no setor de água e esgoto uma grande parcela da população ainda não é atendida”, observou o presidente da Compesa. 

Ele disse, ainda, que com a desoneração a companhia vai contabilizar cerca de R$ 60 milhões/ano. “Não queremos esses recursos para engordar o caixa da empresa, mas para investir em obras (perfurações de poços, construção de reservatórios) que poderão ser feitas sem tanta burocracia”, destacou.

                                        



Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .