sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ARBORIZAÇÃO

Postado  sexta-feira, 23 de novembro de 2012  |  Ler Matéria»

Arvore ficus

A arborização das vias públicas consiste em trazer para as cidades, mesmo que simbolicamente, um pouco do ambiente natural e do verde das matas, com a finalidade de satisfazer as necessidades mínimas do ser humano, o qual não se sente bem sob as condições de vida presentes nas cidades modernas, muitas vezes com intenso calor ou ares secos.
Contudo, arborizar uma cidade não significa apenas cultivar espécies vegetais aleatoriamente ou por simples modismos, sendo o adequado conhecimento das características e das condições do ambiente, um pré-requisito imprescindível ao sucesso da arborização.
Um dos grandes vilões da arborização urbana mal planejada é o plantio de Fícus, árvore muito procurada pela sua beleza, mas que esconde uma realidade nada agradável para as estruturas urbanas.
O Fícus benjamina é uma árvore da família das Moraceae que prefere climas tropicais e subtropicais. A maioria das espécies de Fícus desenvolve-se no ambiente úmido das florestas tropicais. Apreciam calor e suportam muito bem verão com 30 ºC ou mais de temperatura.
É uma árvore belíssima, largamente utilizada no paisagismo. Muito popular e utilizada também na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado e em condições naturais, chega a 30 metros de altura. Suas folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variada, de branco ou amarelo, conhecidos como Fícus rajado.

Apresentam um grande valor ornamental pelas folhas e pela forma geral da planta, dessa forma podem ser utilizados tanto em jardins como em interiores. Podem ser moldadas por podas especiais, que dão diversos formatos à planta.
Infelizmente, devido a sua popularidade, o fícus vem sendo implantado em locais impróprios, como em calçadas, ruas e próximo a muros e construções. Com o desenvolvimento da árvore, as raízes agressivas acabam provocando grandes danos às estruturas, muros, edificações, calçadas e tubulações subterrâneas, e comumente racham vasos e pavimentos. Requer maior demanda de podas e remoções e aumenta o risco de queda de pessoas por causa de suas raízes. O seu plantio já é proibido em diversas cidades do país, inclusive em algumas cidades do Paraná.
Todo cuidado é pouco ao podar o fícus, sua seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele.


Ficus BONSAI





As origens históricas
Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.
O bonsai como passatempo
No ocidente o cultivo de bonsai como passatempo desenvolveu-se bastante nos últimos 200 anos e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo.] O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes orientais nos últimos anos. Apesar de parecer um passatempo extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que a jardinagem comum aplicada a plantas em vasos. A diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade. Mais do que cuidadosa poda e adubação, é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística. Em lendas o bonsai representa boa sorte e muito dinheiro, mas isso é deixado de lado quando conhecemos o verdadeiro significado e sentido do Bonsai.

Mudas de ficus, podem ser encontradas em sementeiras, ou em veículos ambulantes que vendem mudas nas sextas-feiras na Av 29 de dezembro, ou nas segundas-feiras em frente ao Restaurante Boca Mole, na Av. Pe Zuzinha



Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .