terça-feira, 21 de maio de 2013

DEU NO BLOG DO NEY LIMA

Postado  terça-feira, 21 de maio de 2013  |  Ler Matéria»


Depois de quase sete anos, Justiça promove audiências dos envolvidos no processo do “Escândalo da Merenda”

Na manhã e tarde desta segunda-feira (20) foi realizada, a portas fechadas, a primeira audiência civil pública sobre o polêmico caso do “Escândalo da Merenda”.

O caso ganhou repercussão em 2006, quando as prestações de contas do ex-prefeito e atual deputado federal José Augusto Maia (PTB) apresentaram fortes indícios de fraude na licitação da merenda escolar.

Naquela época, contratos de compra de alimentos teriam sido realizados com uma suposta empresa fantasma, que deveria fornecer os produtos para as escolas da rede municipal.

A suposta empresa envolvida seria de propriedade de Josefa das Dores, uma agricultora analfabeta e com deficiência auditiva, que reside no povoado de Cacimba de Baixo.

Além do deputado, o escândalo também envolveu nomes de várias pessoas ligadas ao governo daquela época.

Nessa primeira audiência, comandada pelo Juiz da Terceira Vara Cível de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Luiz Célio, foram ouvidas cinco pessoas, sendo três réus que faziam parte da licitação (Helder Viegas, Rosani Aragão e Luiz Bezerra) e duas testemunhas de acusação (José Roberto e Anunciada).

A suposta proprietária da empresa também esteve na audiência, mas não foi ouvida devido à dificuldade de comunicação. O juiz marcou uma nova audiência com a presença de um tradutor para ouvir  Josefa das Dores.

Tallys Maia afirma que nenhum réu citou José Augusto como responsável pelo suposto esquema de corrupção


De acordo com o advogado de defesa, Dr. Tallys Maia, o nome do deputado não foi citado como responsável por esse caso, nessa primeira audiência. Outras serão marcadas e a próxima será no dia 17 de junho.

Perguntado sobre quando o deputado prestaria seu depoimento perante o juiz, o advogado respondeu que o depoimento será dado possivelmente em Brasília, mas não especificou a data.

“Vamos ver se o juiz acata o pleito dele ser ouvido em Brasília”, destacou, enfatizando também que a defesa está tranquila quanto ao caso e que o processo ainda pode se desenrolar por mais dois anos até a divulgação de uma sentença, que ainda caberá recurso em outras instâncias da Justiça.



Advogado Manoel Jordão afirma que ausência de José Augusto pode caracterizar confissão de culpa

O advogado Manoel Jordão, que defende um dos réus acusado de participação no processo de licitação do “escândalo da merenda”, afirmou ao Blog que a ausência de José Augusto Maia na audiência, ocorrida nesta segunda-feira (20), pode caracterizar confissão de culpa, mesmo ele tendo sido representado por advogados.

Manoel Jordão também rebateu a afirmação de Tallys Maia, de que José Augusto não foi citado como responsável por esse caso nessa primeira audiência.

“Quem é gestor em uma Prefeitura jamais vai chegar pra alguém e dizer faça isso, ele vai mandar alguém fazer”, afirmou Manoel Jordão.

Compartilhe esta postagem

2 comentários:

  1. esta audiência chega para aliviar o arroxo contra a atual administração

    ResponderExcluir
  2. Este escândalo derrubou Zé Augusto Maia o mito, e nesta atual gestão já se inicia as mazelas anteriores, será que Edson Vieira irá provar que existe transparência em sua administração. O tempo não distante dirá

    ResponderExcluir

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .