sexta-feira, 12 de julho de 2013

PEIXE BETA SE ALIMENTA DE LARVAS DO MOSQUITO DA DENGUE

Postado  sexta-feira, 12 de julho de 2013  |  Ler Matéria»

Peixes podem ser usados no combate às larvas do mosquito da dengue

Peixe Beta ( 5 cm )
Em Caruaru, a prefeitura utilizava o Peixe Beta, que é o mais usado no país. Após estudos e levantamentos, o Departamento de Vetores adotou mais dois tipos de peixe: o Guppy e a Melanésia Negra.

O “Peixamento” é uma das formas mais eficaz de combater a dengue. Em Caruaru, a prefeitura utilizava o peixe Beta, que é o mais usado no país. Mas percebeu-se que esse tipo de peixe não era tão resistente. Após estudos e levantamentos, o Departamento de Vetores adotou dois tipos de peixe: o Guppy e a Melanésia Negra. Além de serem mais resistentes, comem mais larvas e são encontrados facilmente na região Agreste.
Em alguns bairros, onde é peixado, não tem redução porque muitas pessoas não seguem algumas regras e os peixes acabam morrendo. As regras são:
- Não baixar o nível de água do reservatório a menos de 50%, pois a água nova tem mais cloro e se ela for em maior quantidade terá mais cloro e os peixes morrerão.
-Não alimentar os peixes, pois dessa forma os peixes não comerão as larvas.
-Não mudar o peixe do reservatório para um aquário; para o reservatório não ficar vulnerável.
Em Caruaru, 42.500 peixes foram distribuídos pelos agentes. 8.500 imóveis foram peixados. As pessoas podem solicitar os peixes no Departamento de Vigilância Ambiental de Caruaru. Fica na AV. Vera Cruz, nº 698, 1º andar, bairro São Francisco.  O telefone é 3701-1423.
É distribuído um peixe para cada 1.000 litros de água. Se os peixes se reproduzirem, as pessoas podem repassar os filhotes, ou comunicar ao departamento, que irá distribuir.
Peixe Guppy – o Guppy é um peixe larvófago, ou seja, que se alimenta das larvas dos insetos, inclusive as larvas do mosquito Aedes Aegypti. Este tipo de peixe é bastante usado como uma ferramenta no controle da febre amarela, malária, dengue e outras endemias onde seu vetor se prolifera na água. O Guppy é pouco exigente as instalações e de fácil adaptação, se a temperatura da água for em média de 25 a 30 graus.
Os machos medem até três cm e são coloridos, já as fêmeas chegam aproximadamente a seis cm, e tem pouca coloração.  Essa espécie de peixe se reproduz com muita facilidade, os Guppies são capazes de se reproduzirem a partir de setenta e cinco dias de vida.
Peixe Melanésia Negra – é um peixe ornamental. Os machos chegam até seis cm e as fêmeas até nove cm.  Por ser um peixe larvófago como o Peixe Beta e o Guppy, a Melanésia também é utilizada como ferramenta no controle biológico do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e febre amarela.  Menos resistente que o Guppy em relação a água clorada, essa espécie de peixe apresenta um pouco de resistência a salinidade.

Atenção Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, esta é uma opção custo praticamente Zero

Fonte Blog Gonzaga Patriota


Compartilhe esta postagem

Um comentário:

  1. você quis dizer Molinésia Negra (gênero Poecília) é um ótimo mecanismo, porém há outros peixes que servem bem ao propósito de mecanismo de controle biológico, como Tricogasters e Dragões D'Água... entre outros organismos aquáticos... fica a dica

    ResponderExcluir

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .