quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PREVISÃO DE CHUVAS PARA PERNAMBUCO

Postado  quinta-feira, 31 de outubro de 2013  |  Ler Matéria»

30/10/2013

Previsão para o próximo trimestre indica chuvas abaixo do esperado para o Sertão

Estudo foi divulgado pelo Itep, por meio do Laboratório de Meteorologia (Lamep)

A previsão meteorológica para o setor Oeste de Pernambuco, que compreende mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco, continua desanimadora. Parte dos modelos de previsão climática, divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), indica para o próximo trimestre, novembro e dezembro de 2013 e janeiro de 2014, possibilidade de chuvas abaixo da esperada para a região. Contudo, em outra parte há probabilidade de precipitação dentro da normal climatológica.

Previsão indica possibilidade de chuvas abaixo do esperado para o Sertão de Pernambuco
Por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.
Na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Brasil, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o próximo trimestre.
Segundo o Itep, foram abordados o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014 (DJF2013). O aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a reduzir as chuvas no norte da Região Nordeste nesse período.
O estudo foi divulgado pelo Itep, por meio do Laboratório de Meteorologia (Lamep), e produzido por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia e de universidades do Nordeste, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estiveram reunidos no Recife.
O evento teve também a participação, via internet, de meteorologistas do CPTEC/Inpe, em Cachoeira Paulista (SP) e Inmet, assim como de usuários em diversos pontos do Brasil.


Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .