sexta-feira, 25 de outubro de 2013

VOCÊ SABIA ?

Postado  sexta-feira, 25 de outubro de 2013  |  Ler Matéria»

O que é poço artesiano?

 Poço antigo
O poço artesiano é aquele em que as águas do solo fluem sem a intervenção de um maquinário. Normalmente, usam-se bombas para regular a passagem de água. Os poços artesianos devem ser cavados em profundidades superiores a 40 metros, medida ideal para poços convencionais. As águas dos artesianos costumam ser mais livres de impurezas e bactérias, além de possuir mais sais.

O início dos poços artesianos tem várias versões. Primeiramente, fala-se de um possível começo da prática na China do Período Medieval. Também os registros da Bíblia Sagrada indicam que os hebreus abriam e  perfuravam poços, que se encontravam nas regiões do Oriente Médio, abrangendo também partes  da Turquia, Egito, além de outras como: Palestina, Israel, Iraque – antiga Babilônia – e outros locais. Todos esses lugares possuem o bioma do deserto. Ainda fazendo referência à Bíblia Sagrada, Abraão e Isaque eram aqueles que cavavam poços e lhes davam nomes.

Em segundo lugar, dizem que a prática teve início em uma cidade chamada de Artésia, na França. Foi uma inovação, pois a água passou a jorrar sem necessidade de força humana, que antigamente era tirada através de baldes. Tal fenômeno ocorre porque o poço está localizado acima de umaquífero.
Os aquíferos servem praticamente como armazenamento da água no solo. Eles são um grupo de formações geológicas, compostos por rochas porosas. Rochas essas que dão condições para que a água subterrânea encontre abrigo. Tanto as águas submersas quanto as superficiais, precisam de precauções para o uso, quanto à contaminação e contra bactérias.

Quando as águas da chuva começam a penetrar no solo e se deparam com as regiões não porosas, ela vai se acumulado e forma uma espécie de lago subterrâneo. Esses são mais conhecidos como lençóis freáticos ou águas freáticas. Em outras ocasiões, a água chega em determinados lugares, onde forma uma mina, dando origem a um lago, mas não mais embaixo da terra.

Os poços freáticos são aqueles cujo intuito é achar a camada que retém a água freática. Existem alguns tipos diferentes e, dois deles são: os poços rasos e os profundos.
  • poços rasos são os mais simples, cavados com pouca profundidade. Isso acontece de acordo com a distância em que se encontra a água freática.
  • poços profundos podem chegar a grandes proporções de profundidade.  Há alguns com cerca de 200 metros; porém há outros que até passam tal meta. Os poços freáticos são totalmente diferentes dos poços artesianos. O nome que se dá à prática é artesianismo.

artesianismo começou na França, na cidade de Artésia. Desde quando os franceses descobriram que, ao furar a terra, a água jorrava sozinha sem a ajuda de maquinário ou força humana -  ela saía com pressão naturalmente. Para que esse fenômeno ocorra, há uma explicação científica.
Os ventos e a chuva trouxeram o material arenoso para cima das 'fendas' rochosas. Ficou então o solo em cima, a formação de basalto, a água e uma segunda camada de basalto novamente. Entre as duas camadas, a água freática é armazenada. Aproveitando as características dessa rocha impermeável, deu-se a formação dos lençóis de água.

basalto é uma rocha muito dura. Ela é mais resistente que o granito; por isso, é necessário o uso de brocas para a perfuração do solo. A água pode minar para fora do solo porque há uma diferença de altura.


Compartilhe esta postagem

Um comentário:

  1. e uma bencao de deus. no certao estao estao cavando euma arrequilia. meus pais estao muito felizes. cida neres.

    ResponderExcluir

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .