quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SUBSTITUTIVO DA PEC 416 - EMACIPAÇÃO APROVADO NO SENADO

Postado  quinta-feira, 12 de setembro de 2013  |  Ler Matéria»

 11 de Setembro de 2013

CCJ(Comissão de Constituição e Cidadania) do Senado aprova projeto que modifica regras para criação de municípios
                                      Presidente da CCJ/Senador Valdir Raupp

A Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou substitutivo a projeto de lei complementar do Senado que define regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O substitutivo (SCD 98/2002), que veio da Câmara dos Deputados, faz várias alterações no projeto de lei (PLS 98/2002) de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
O senador explicou que a proposta visa moralizar a criação de municípios ao tornar mais rígidas as regras. O projeto traz uma série de exigências para a criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios, como estudo de viabilidade municipal e consulta prévia, via plebiscito, às populações dos municípios envolvidos.
O estudo de viabilidade deverá conter estimativas de receita, de arrecadação própria, de transferências estaduais e federais e de despesas, resultado primário com base nas estimativas e possibilidade do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da aplicação dos mínimos constitucionais em educação e saúde.
Com isso o Projeto de Lei segue para plenário na tarde desta quarta (11) para ser referendado pelos demais senadores. Segundo o deputado Odacy Amorim (PT), presente no Senado, a aprovação levou os representantes das comissões de emancipações presentes a festejarem bastante, pois muitos esperam há mais de 15 anos para suas localidades serem emancipadas, a exemplo de Rajada e Izacolândia, em Petrolina.
Fonte  Agência Senado


Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .